ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFU - 2021 - 1 fase)O conceito de interseccionali

(UFU - 2021 - 1ª fase) “O conceito de interseccionalidade foi cunhado por Kimberlé Crenshaw no final da década de 80 dentro dos marcos da luta feminista, mas, ao mesmo tempo, num contexto de crítica às noções homogeneizantes desta luta (CRENSHAW, 1989). Em princípio, sua formulação surge apoiada nas dimensões de raça e de gênero, no contexto da violência contra mulheres de cor (utilizando o conceito da autora). Nesse momento, cresciam as análises das contradições entre políticas de identidade e políticas de justiça social nos EUA, ao mesmo tempo em que se criticava o silêncio sobre as diferenças internas dentro de grupos de sujeitos. Um silêncio que excluía as mulheres negras do feminismo; um feminismo que, em sua origem, sempre considerou apenas a vida e as experiências das mulheres brancas.”

DE MORAES, Eunice L. & DA SILVA, Lucia I. C. Feminismo Negro e a Interseccionalidade de Gênero, Raça e Classe. Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, Rio de Janeiro, vol. 7, nº 13, 2017.

A partir do conceito de interseccionalidade apresentado no texto, é correto afirmar que o movimento feminista negro se pauta

A

pela luta contra o patriarcalismo e as múltiplas formas de desigualdade nas sociedades escravocratas.

B

pela busca da justiça social e por uma sociedade fundada no sexismo.

C

pelo estabelecimento de condições igualitárias entre as mulheres, independentemente das distinções de classe.

D

pelo reconhecimento dos efeitos da desigualdade de gênero sobre a mulher negra.