ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFU - 2021)Ao discorrer sobre os desafios da demo

Sociologia | instituições sociais | estado
UFU 2021UFU SociologiaTurma ENEM Kuadro

(UFU - 2021)

Ao discorrer sobre os desafios da democracia brasileira, o pesquisador Marcello Baquero desenvolve o seguinte argumento.

“De maneira geral, quando a credibilidade e a legitimidade do regime são colocadas em xeque, há uma perda dos elementos de coesão social (valorização de valores nucleares da democracia), estabelecendo uma lógica política reduzida à disputa de poder, concomitantemente a uma perda de funcionalidade dos partidos, particularmente no que se refere ao desempenho de suas funções de representação. Na ausência de uma sociedade civil vibrante e participativa, os cidadãos geralmente recorrem a mediadores privados, à margem das instituições tradicionais de mediação política, principalmente os partidos. Isso ocorre porque, de maneira geral, o Brasil pode ser caracterizado como uma sociedade de massas, superimposta a uma configuração estrutural de caráter patrimonialista. Em uma sociedade desse tipo, o Estado detém praticamente o poder absoluto na determinação das políticas públicas e a sociedade tem um papel insignificante, decorrente de um processo histórico onde aquele se estruturou antes desta.”

BAQUERO, Marcello. Democracia formal, cultura política informal e capital social no Brasil. Opinião Pública, Campinas, vol. 14, nº 2, Novembro, 2008, p.380-413. A)

Estabeleça duas relações entre o processo de fortalecimento de regimes democráticos e o combate à corrupção

A) Estabeleça duas relações entre o processo de fortalecimento de regimes democráticos e o combate à corrupção.

B) A partir do argumento apresentado no texto, explique como a crise da democracia brasileira está ligada ao patrimonialismo?