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(UFU - 2021 - 1 fase)Um estudo recente mostrou que

(UFU - 2021 - 1ª fase) “Um estudo recente mostrou que optar apenas por uma política de expansão de ensino, dentro de um prazo razoável, não é suficiente para melhorar os salários e impactar na distribuição mais igualitária de renda do trabalho no país. A pesquisa foi realizada pelos sociólogos Marcelo Medeiros, do Instituto de Pesquisas Econômica Aplicadas (Ipea), Rogério Barbosa, da Universidade de São Paulo (USP), e Flávio Carvalhes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). [...] Através de simulações com dados estatísticos, o grupo concluiu que, se desde 1994 o Brasil tivesse conseguido um sistema educacional "perfeito" em que os alunos de todo o país saíssem da escola com, no mínimo, o ensino médio completo direto para o mercado de trabalho, a desigualdade hoje teria caído apenas 2%.”

Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/12/15/politica/1544829880_024075.html. Acesso em: 06 jun. 2021.

A partir da conclusão do estudo citado, é correto afirmar que a limitação do aumento da escolaridade como fator de combate à pobreza e à desigualdade social revela

A

a necessidade de uma educação que vise à formação para o mercado de trabalho.

B

a crise na educação brasileira, causada pela ação de princípios ideológicos.

C

a importância da adoção de novas tecnologias para o ensino na modernidade.

D

como o sistema escolar é uma instituição social reprodutora da estrutura social.