ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNEB 2014)TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO: Bastante co

(UNEB 2014)

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

          Bastante consumida no Brasil, a linguiça frescal está no barzinho da esquina e na mesa dos brasileiros. Mas a qualidade do produto varia de região para região, devido aos diferentes métodos de processamento empregados, principalmente se for preparado de modo artesanal, linguiça caseira. Nesta, os sais de cura, compostos adicionados a carnes com finalidade bactericida e também para dar-lhes cor e sabor atraentes, não conseguem controlar, mesmo sob refrigeração, a bactéria patogênica Staphylococcus aureus, comum em contaminações nesse tipo de alimento.

          Os níveis de sal de cura usados em linguiças, como o nitrito e o nitrato de sódio, são insuficientes para combater S. aureus. Mas, como ainda não se tem espécies químicas com ação bactericida igual ou superior à do nitrito, nesse tipo de produto para combater essa e outras bactérias, como a Salmonella, a espécie química ainda é empregada.

          A higiene passa a ser então, segundo o pesquisador, um item essencial para evitar que a linguiça caseira seja contaminada durante o processo de produção.

          A ‘cura de carnes’ é um procedimento cujo fim é conservar a carne por um tempo maior a partir da adição de sais, açúcar, condimentos e compostos que fixam a cor, conferem aroma agradável e evitam contaminação. Entre esses, estão os nitratos e nitritos, que dão cor avermelhada ao alimento e funcionam como agente bacteriostático.

(PERIGO oculto, 2009, p. 60-61).

Levando-se em consideração o uso de nitrito e de nitrato de sódio, NaNO2 e NaNO3, respectivamente, na “cura de carnes”, com finalidade bactericida e de conceder cor e sabor atraentes a esses alimentos, é correto afirmar:

A
A cor vermelha produzida na “cura de carnes” é atribuída à estrutura piramidal dos ânions utilizados.
B
O aroma, a cor e o sabor são propriedades funcionais dos sais, do açúcar e do condimento usados no tratamento de carnes.
C
Os íons nitrito e nitrato exercem ação hidratante sobre as carnes e reduzem o número de bactérias durante o processo de “cura”.
D
O efeito bacteriostático produzido pelos íons nitrito e nitrato, em meio aquoso, é decorrência de pH < 7.
E
A solução aquosa de nitrito de sódio é básica porque esse sal resulta da neutralização total entre um ácido fraco e uma base forte.