Gabarito UNEMAT - Provas Anteriores

1-15 de 23chevron right center
Questão
2019Sociologia

(UNEMAT 2019/2) Maria Clara, ao se posicionar como trabalhadora pertencente a uma categoria profissional, por meio de um Sindicato, defende as conquistas histricas de classe qual pertence e mantm solidariedade com os demais trabalhadores na defesa dos interesses coletivos. Na defesa de seus direitos, Maria Clara se manter em posio diametralmente oposta de seus empregadores, reivindicando melhores condies de trabalho, pretendendo inclusive disputar e hegemonizar o poder para derivar outra formao social desvinculada do capital ao qual no lhe propicia condies dignas de trabalho. De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.

Questão
2019Sociologia

(UNEMAT 2019/2) O espetculo no um conjunto de imagens, mas uma relao social entre pessoas, mediatizadas por imagens. No mundo realmente invertido, o verdadeiro um momento do falso DEBORD, Guy. A sociedade do espetculo. 2003, pp. 9-11. Disponvel em: http://w w w .cisc.org.br/portal/biblioteca/socespetaculo.pdf. Acesso em: abr. 2019 A partir dos dois enunciados acima possvel compreender que as mdias sociais, na atualidade, tm modificado as relaes entre as pessoas, espetacularizando o mundo. Assinale a alternativa correta que representa a ideia sociolgica expressa no texto.

Questão
2018Sociologia

(UNEMAT 2018) A centralidade da subjetividade, a ênfase no indivíduo, a valorização do homem serão também problematizadas ao longo do desenvolvimento do pensamento moderno através de várias teorias e descobertas científicas que questionam, de diferentes pontos de vista, o antropocentrismo, a centralidade atribuída ao homem. Entenda-se por isso a definição tradicional de homem encontrada na modernidade, o próprio conceito de natureza humana como dotada de consciência autônoma. É ilustrativa a esse respeito a famosa frase de Michel Foucault na conclusão de As palavras e as coisas (1966), [...] o homem é uma invenção recente na história de nosso pensamento, e talvez seu fim esteja próximo. Marcondes, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos présocráticos a Wittgenstein. 6 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2001, p. 254. A afirmação de Michel Foucault é citada no final do texto por Marcondes para ilustrar um processo de argumentação a respeito da definição tradicional de homem. Assinale a alternativa que explicita o sentido do enunciado de Foucault.

Questão
2017Filosofia

(UNEMAT 2017/2) O ponto de partida de Hume, como o dos demais empiristas, a tese segundo a qual nossas ideias sobre o real se originam de nossa experincia sensvel. A percepo considerada como critrio de validadedessas ideias, que, quanto mais prximas da percepo que as originou, mais ntidas e fortes so, ao passo que, quanto mais abstratas e remotas, menos ntidas se tornam, empalidecendo e perdendo sua fora. MARCONDES, Danilo. Iniciao histria da filosofia: dos pr- socrticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. (Adaptado) Segundo Danilo Marcondes, o empirismo de David Hume argumenta a favor da

Questão
2016Física

Marque a alternativa que preenche adequadamente os espaos entre parnteses. Quando uma placa de ao sofre um aumento de temperatura ocorre uma (_____) superficial. Se esta placa tiver um orifcio, ele fica com rea (_____) como se fosse do/de (____) material.

Questão
2014Português

(UNEMAT - 2014) Texto base: Mulher: Que isso, Joo, voc est em casa! Diga! Joo Grilo: que o gato que eu lhe trouxe descome dinheiro. Mulher: Descome dinheiro? Joo Grilo: Descome sim. Mulher: Essa eu s acredito vendo! [...] Joo Grilo: Est a o gato. Mulher: E da? Joo Grilo: s tirar o dinheiro. Mulher: Pois tire! [...] Joo Grilo: (Virando o gato pra Chic, com o rabo levantado) Tire a, Chic! Chic: Eu no, tire voc! [...] Joo Grilo: (Passa a mo no traseiro do gato e tira uma prata de cinco tostes.) Est a, cinco tostes que o gato lhe d de presente. (SUASSUNA, Ariano.Auto da compadecida. Rio de Janeiro: Agir, 2005. p. 77-79). O texto base apresenta uma das diretrizes sobre a qual Ariano Suassuna constriAuto da compadecida, ou seja, um texto literrio que traduz uma arte erudita, com intromisso de razes populares da cultura nordestina, traduzida pelas histrias que fazem parte do imaginrio popular. Nesse sentido,Auto da compadecidaclassifica-se como:

Questão
2012Português

(UNEMAT - 2012) Na construo de um texto, observar o paralelismo (sinttico, morfolgico ou semntico) consiste em dispor os termos ou expresses numa sequncia lgica e harmnica, mantendo a coeso entre eles. Analise os perodos e assinale o que noapresenta paralelismo sinttico.

Questão
2012Geografia

(UNEMAT) No ms de Junho de 2012, a Cidade do Rio de Janeiro sediou a Conferncia das Naes Unidas para o Desenvolvimento Sustentvel, chamada Rio +20, que trouxe discusses sobre dois temas principais: A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentvel e da erradicao da pobreza e A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentvel. Esse encontro reflete a necessidade de se discutir questes voltadas manuteno da base de recursos naturais em um ecossistema associado ao desenvolvimento econmico e social. Durante a conferncia foi abordada, entre outros temas, a necessidade de aes voltadas preservao da Floresta Amaznica. Dados que fazem parte do monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) demonstram que s no primeiro trimestre de 2012 a Amaznia perdeu 389 km de floresta. Esse nmero representa quase o triplo do registro do mesmo perodo do ano passado, quando uma rea de 135 km de mata foi derrubada. A respeito do tema, assinale a alternativacorreta.

Questão
2011História

(UNEMAT - 2011) Pode-se afirmar que os reis ingleses da Dinastia Tudor (1485-1603) exerceram o poder de forma absolutista graas prosperidade econmica e habilidade com que trataram o Parlamento. Assinale a alternativa correta.

Questão
2010Geografia

(Unemat 2010) Em relação às fases do capitalismo e suas características, enumere asegunda coluna de acordo com a primeira. Coluna I - Fases do Capitalismo I. Comercial II. Industrial III. Financeiro Coluna II Características ( ) Segunda Revolução Industrial ou Tecnológica, o capitalismo se tornou monopolista. Empresas ou países monopolizaram o comércio; os bancos adquiriram cada vez mais importância; o capital financeiro passou a dominar e a controlar a economia dos países; domínio das transnacionais. ( ) Ressurgimento dos Centros urbanos e intensificação do comércio; acumulação de recursos; inovações nos transportes marítimos, nos armamentos e nas técnicas de navegação; expansão comercial do final do século XIV e início do século XV. ( ) Forte mecanização, abrangendo diversos setores da economia. As fábricas empregavam grande número de trabalhadores. Assinale a alternativa correta.

Questão
2010Matemática

(UNEMAT - 2010)Quanto ao arco 4.555, correto afirmar.

Questão
2010Biologia

(UNEMAT - 2010 - Adaptado) Sobre os platelmintos correto afirmar que:

Questão
2010Biologia

Carboidratos, que compreendem os acares eos lipdios, so substncias orgnicasfundamentais para a vida. De maneira geral, os acares e os lipdiosesto relacionados com:

Questão
2010Geografia

(Unemat 2010) O mundo moderno conta com o transporte por meio de dutos. Esse sistema foi desenvolvido, principalmente, para transportar longa distncia dois produtos muito importantes para a economia no final do sculo XX. Assinale a alternativa correta que apresenta esses produtos.

Questão
2010Matemática

Dado uma PA cujo a1é o quádruplo de suarazão e a20é igual a 69, sua razão será:

1-15 de 23chevron right center