ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNIOESTE) A conquista da Amrica no foi um fato is

(UNIOESTE) “A conquista da América não foi um fato isolado do contexto econômico europeu nos séculos XV e XVI. Ao contrário, foi um processo integrante da ampla conjuntura expansionista europeia da época. Riquezas materiais, como ouro e prata, eis o que motivou os europeus a se aventurarem por regiões desconhecidas, como também as monarquias a investirem grandes recursos financeiros. […] Contudo, apenas a lógica material presente nas relações mantidas entre conquistadores e populações americanas é insuficiente para explicar, por exemplo, as atrocidades ocorridas no cotidiano daqueles homens. […] A violência, portanto, foi consequência de uma cultura conquistadora, cristã e espanhola, que, mesclada com o ideal religioso de cruzada e com o próprio fato colonial, deu impulso a uma luta pela glória de Deus e da Coroa.”

FERREIRA, Jorge Luiz. Conquista e Colonização da América Espanhola. São Paulo: Ática, 1992, p. 90 e 93.

Considerando o fragmento acima sobre o processo de conquista e colonização da América Espanhola, é INCORRETO afirmar que

A

entre as formas de trabalho utilizadas pelos espanhóis para extrair as riquezas estão a escravidão, a encomienda e o repartimiento.

B

a conquista e a colonização espanhola transformaram as estruturas sociais, econômicas e culturais das populações ameríndias.

C

para os astecas, chefiados por Montezuma, a derrota militar para os espanhóis estava relacionada também à dimensão religiosa e simbólica.

D

para os homens que partiam da Espanha em direção à América, entre os séculos XV e XVI, a conquista dos povos americanos significava a oportunidade de obter riquezas, ouro e prata, e prestígio social.

E

a conquista da América pelos espanhóis não está relacionada à expansão da fé cristã. Por exemplo, os objetivos de Hernán Cortez, ao conquistar os astecas, e Francisco Pizarro, conquistador dos incas, eram somente saquear ouro e prata destes povos e retornar à Espanha, onde obteriam títulos de nobreza.