ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Unisc 2016) A remoção de alemães no fim da guerra

(Unisc 2016)  A remoção de alemães no fim da guerra teve outra dimensão, que costuma ser negligenciada: a perda da identidade e não num vago sentido metafórico. Milhões de pessoas que foram removidas, que fugiram ou foram expulsas do leste do Oder-Neisse se viram, em geral, sem qualquer documento que pudesse confirmar sua identidade. A destruição da guerra, sobretudo nos terríveis últimos meses, a perda do antigo leste da Alemanha (e, com ele, a perda de acesso a documentos oficiais) e as barreiras administrativas criadas pela divisão da Alemanha em quatro zonas de ocupação significavam que era muitas vezes impossível verificar a identidade ou as atividades pregressas de milhões de alemães. Para muitos, isso criou enormes problemas na hora de comprovar a identidade e qualificações, para reclamar a posse de bens e para lidar com burocratas. Para outros, no entanto, o caos do pós-guerra criou oportunidades de adulteração, engano e fraudes. Em razão da dificuldade de se confirmar a identidade dos alemães, houve, depois da guerra, urna onda de crimes documentais.

BESSEL, Richard. Alemanha, 1945. São Paulo: Cia das Letras, 2010, p. 263.

 

Além disso, há também que enfrentar um problema que se alastra por toda a parte: a “depuração” provocada pelas divisões profundas que se instalam nas relações políticas. Esta “depuração” sumária dos “colaboradores” dos alemães atinge também os representantes das classes dirigentes. Os esforços dos governos de união de extirpar a vingança dos tribunais populares e fazer exercer a “justiça” pelos tribunais regulares são muito mal recebidos e percebidos, visto que o corpo dos magistrados se mantém intacto. Na Itália e Alemanha, os antigos fascistas e nazistas encontraram um apoio e até mesmo um refúgio na administração militar aliada.

BROUÉ, Pierre. “O fim da Segunda Guerra e a contenção da revolução”. In: COGGIOLA, Osvaldo. (org.) Segunda Guerra Mundial: um balanço histórico. São Paulo: Xamã, Universidade de São Paulo, 1995, p. 394.

 

A respeito desse cenário de fim de Guerra, considere as afirmativas.

I. Parte da elite dirigente da Alemanha e empresários que colaboraram com Hitler passaram por um processo conhecido como de “desnazificação”, ou seja, foram parcialmente desresponsabilizados dessa ligação com o Estado nazista.
II. O Tribunal de Nüremberg julgou e condenou os cinco mil alemães entre militares e empresários que pertenceram ao alto escalão nazista.
III. Na reconstrução do pós-guerra milhares de europeus, sobretudo alemães, se viram privados da sua identidade formal, tamanho o rastro de destruição gerado pelo conflito mundial.
IV. Os tribunais populares, incorporando magistrados e juízes, fizeram justiça com as próprias mãos executando a grande maioria dos colaboracionistas de Hitler.

Assinale a alternativa correta.

A

Todas as afirmativas estão corretas.

B

Somente as afirmativas pares estão corretas.

C

Somente as afirmativas I e III estão corretas.

D

As afirmativas I, II e III estão incorretas.

E

Todas as afirmativas estão incorretas.