ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Enem 2014 - 2 aplicao)Tragdia anunciadaEntraves b

Português | Interpretação de texto | gêneros jornalísticos | características gerais dos textos jornalísticos | editorial
Português | Interpretação de texto | tipos e gêneros textuais
ENEM 2014ENEM PortuguêsTurma ENEM Kuadro

(Enem 2014 - 2ª aplicação)

Tragédia anunciada

Entraves burocráticos, incompetência administrativa, conveniências políticas e contingenciamento indiscriminado de gastos estão na raiz de um dos graves males da administração pública brasileira, que é a dificuldade do Estado de transformar recursos previstos no Orçamento em investimentos reais.

Exemplo dessa inépcia político-administrativa é a baixa execução de verbas destinadas a obras de prevenção de desastres naturais – como controle de cheias, contenção de encostas e combate à erosão.

As dificuldades para planejar e realizar as obras de prevenção terminam por onerar o governo. Acaba saindo mais caro para os cofres públicos remediar ocorrências que poderiam ter sido evitadas.

A nota positiva é que o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) foi inaugurado em agosto pela presidente Dilma Rousseff.

O órgão já emitiu alertas a mais de 400 municípios e prepara-se para aperfeiçoar seu sistema de monitoramento. De pouco valerão esses esforços se o descaso e a omissão continuarem a contribuir para a sinistra contabilidade de vítimas que se repete a cada ano.

Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 5 dez. 2012 (adaptado).

O editorial é um gênero que apresenta o ponto de vista de um jornal ou de uma revista sobre determinado assunto. É característica do gênero, exemplificada por esse editorial,

A

ser assinado por um jornalista do veículo em que é publicado.   

B

ocupar um espaço específico e opinar a respeito de assuntos atuais.  

C

apresentar estudos científicos acerca de temas complexos.  

D

narrar fatos polêmicos em uma linguagem acessível.  

E

descrever acontecimentos de modo imparcial.