ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina
#fatores de contextualização#Interpretação de textoo conhecimento de mundosuportes dos gêneros textuais#ENEM2014#ENEMPortuguês

(Enem 2014)

Blog é concebido como um espaço onde o blogueiro é livre para expressar e discutir o que quiser na atividade da sua escrita, com a escolha de imagens e sons que compõem o todo do texto veiculado pela internet, por meio dos posts. Assim, essa ferramenta deixa de ter como única função a exposição de vida e/ou rotina de alguém — como em um diário pessoal —, função para qual serviu inicialmente e que o popularizou, permitindo também que seja um espaço para a discussão de ideias, trocas e divulgação de informações.

A produção dos blogs requer uma relação de troca, que acaba unindo pessoas em torno de um ponto de interesse comum. A força dos blogs está em possibilitar que qualquer pessoa, sem nenhum conhecimento técnico, publique suas ideias e opiniões na web e que milhões de outras pessoas publiquem comentários sobre o que foi escrito, criando um grande debate aberto a todos.

LOPES, B. O. A linguagem dos blogs e as redes sociais. Disponível em: www.fateczl.edu.br. Acesso em: 29 abr. 2013 (adaptado).

 

De acordo com o texto, o blog ultrapassou sua função inicial e vem se destacando como

A

estratégia para estimular relações de amizade.

B

espaço para exposição de opiniões e circulação de ideias.

C

gênero discursivo substituto dos tradicionais diários pessoais.

D

ferramenta para aperfeiçoamento da comunicação virtual escrita.

E

recurso para incentivar a ajuda mútua e a divulgação da rotina diária.