ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(FUVEST - 2004 - 1a fase)Olhar para o cu noturno q

(FUVEST - 2004 - 1a fase)

Olhar para o céu noturno é quase um privilégio em nossa atribulada e iluminada vida moderna. (...) Companhias de turismo deveriam criar “excursões noturnas”, em que grupos de pessoas são transportadas até pontos estratégicos para serem instruídos por um astrônomo sobre as maravilhas do céu noturno. Seria o nascimento do “turismo astronômico”, que completaria perfeitamente o novo turismo ecológico. E por que não?

Turismo astronômico ou não, talvez a primeira impressão ao observarmos o céu seja uma enorme sensação de paz, de permanência, de profunda ausência de movimento, fora um eventual avião ou mesmo um satélite distante (uma estrela que se move!). Vemos incontáveis estrelas, emitindo sua radiação eletromagnética, perfeitamente indiferentes às atribulações humanas.

Essa visão pacata dos céus é completamente diferente da visão de um astrofísico moderno. As inocentes estrelas são verdadeiras fornalhas nucleares, produzindo uma quantidade enorme de energia a cada segundo. A morte de uma estrela modesta como o sol, por exemplo, virá acompanhada de uma explosão que chegará até a nossa vizinhança, transformando tudo o que encontrar pela frente em poeira cósmica. (O leitor não precisa se preocupar muito. O Sol ainda produzirá energia “docilmente” por mais uns 5 milhões de anos.)

(Marcelo Gleiser, Retratos cósmicos)

De acordo com o texto, as estrelas

A

são consideradas “maravilhas do céu noturno“ pelos observadores leigos, mas não pelos astrônomos.

B

possibilitam uma “visão pacata dos céus“, impressão que pode ser desfeita pelas instruções de um astrônomo.

C

produzem, no observador leigo, um efeito encantatório, em razão de serem “verdadeiras fornalhas nucleares“.

D

promovem um espetáculo noturno tão grandioso, que os moradores das cidades modernas se sentem privilegiados.

E

confundem-se, por vezes, com um avião ou um satélite , por se movimentarem do mesmo modo que estes.