ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(FUVEST - 2019 - 1 FASE)Sim, estoumeassociandocamp

Português | Interpretação de texto | noção de texto | fatores linguísticos e pragmáticos
FUVEST 2019FUVEST PortuguêsTurma ENEM Kuadro

(FUVEST - 2019 - 1ª FASE)

Sim, estou me associando à campanha nacional contra os verbos que acabam em "ilizar". Se nada for feito, daqui a pouco eles serão mais numerosos do que os terminados simplesmente em "ar". Todos os dias os maus tradutores de livros de  marketing e administração disponibilizam mais e mais termos infelizes, que imediatamente são operacionalizados pela mídia,  reinicializando palavras que já existiam e eram perfeitamente claras e eufônicas. 

A doença está tão disseminada que muitos verbos honestos, com currículo de ótimos serviços prestados, estão a ponto de  cair em desgraça entre pessoas de ouvidos sensíveis. Depois que você fica alérgico a disponibilizar, como você vai admitir,  digamos, "viabilizar"? É triste demorar tanto tempo para a gente se dar conta de que "desincompatibilizar" sempre foi um palavrão. 

FREIRE, Ricardo. Complicabilizando. Época, ago. 2003.

Com base no texto, é correto afirmar:

A

A “campanha nacional” a que se refere o autor tem por  objetivo banir da língua portuguesa os verbos terminados  em “ilizar”. 

B

O  autor  considera  o  emprego  de  verbos  como  “reinicializando” (L. 7) e “viabilizar” (L. 13) uma verdadeira  “doença”. 

C

A maioria dos verbos terminados em “(i)lizar”, presentes no  texto, foi incorporada à língua por influência estrangeira. 

D

O  autor,  no  final  do  primeiro  parágrafo,  acaba  usando  involuntariamente os verbos que ele condena.

E

Os prefixos “des” e “in”, que entram na formação do verbo “desincompatibilizar” (L. 14), têm sentido oposto, por isso o  autor o considera um "palavrão”.