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VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(FUVEST - 2019- 1 FASE)TEXTOSPARAAQUESTO:Sonetilho

Português | Interpretação de texto | elementos da poesia
Português | Literatura | modernismo em Portugal | autores portugueses no modernismo | Fernando Pessoa
FUVEST 2019FUVEST PortuguêsTurma ENEM Kuadro

(FUVEST - 2019 - 1ª FASE)

TEXTOS PARA A QUESTÃO:
 
Sonetilho do falso Fernando Pessoa

Onde nasci, morri.
Onde morri, existo.  
E das peles que visto  
muitas há que não vi

Sem mim como sem ti
posso durar. Desisto  
de tudo quanto é misto  
e que odiei ou senti.

Nem Fausto nem Mefisto,  
à deusa que se ri  
deste nosso oaristo*,  

eis‐me a dizer: assisto  
além, nenhum, aqui,  
mas não sou eu, nem isto.

Carlos Drummond de Andrade.  Claro Enigma.  

Ulisses

O mito é o nada que é tudo.
O mesmo sol que abre os céus  
É um mito brilhante e mudo ‐  
O corpo morto de Deus,  
Vivo e desnudo.  

Este, que aqui aportou,
Foi por não ser existindo.
Sem existir nos bastou.  
Por não ter vindo foi vindo  
E nos criou.  

Assim a lenda se escorre  
A entrar na realidade,  
E a fecundá‐la decorre.  
Em baixo, a vida, metade
 De nada, morre.

Fernando Pessoa. Mensagem

Considerando os poemas, assinale a alternativa correta.

A

As noções de que a identidade do poeta independe de sua  existência biográfica, no “Sonetilho”, e de que o mito se  perpetua para além da vida, em “Ulisses”, produzem uma  analogia entre os poemas.

B

As  referências  a  Mefisto  (“diabo”,  na  lenda  alemã  de  Fausto)  e  a  Deus  no  “Sonetilho”  e  em  “Ulisses”,  respectivamente, associadas ao polo de opostos “morte” e  “vida”, revelam uma perspectiva cristã comum aos poemas.

C

O resgate da forma clássica, no “Sonetilho”, e a referência à  primeira  pessoa  do  plural,  em  “Ulisses”,  denotam  um  mesmo espírito agregador e comunitário.

D

O eu lírico de cada poema se identifica, respectivamente,  com seus títulos. No poema de Drummond, trata‐se de  alguém  referido  como  “falso  Fernando  Pessoa”,  já  no  poema de Pessoa, o eu lírico é “Ulisses”.

E

Os versos “As coisas tangíveis / tornam‐se insensíveis / à  palma da mão. // Mas as coisas findas, / muito mais que  lindas, / essas ficarão”, de outro poema de Claro Enigma,  sugerem uma relação de contraste com os poemas citados.