ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(IME - 2007)Texto IEmpresa produz biodiesel com so

(IME - 2007) 

Texto I

 

Empresa produz biodiesel com sobra de óleo de dendê

 

Depois de mais de duas décadas produzindo óleo de dendê, conhecido como azeite-de- dendê, há dois anos, foi descoberto que se poderia obter economia, gerar negócio e diminuir a poluição atmosférica, simplesmente utilizando-se as sementes do dendê não apropriadas para o consumo humano, que antes eram descartadas. Esta sobra da produção do óleo, em vez de ir para o  lixo, agora é transformada em biodiesel.

O combustível renovável foi batizado de palmdiesel e, para obtê-lo, cerca de 95% dos ácidos graxos do óleo de dendê são aproveitados. O biodiesel é isento de glicerina e custa muito menos que o combustível fóssil, além de ter o mesmo rendimento.

Hoje, entre todas as matérias-primas cotadas para a produção de biodiesel no Brasil, o dendê é a que mais produz óleo por área plantada. Para se ter uma idéia, um hectare de dendê pode produzir de 20 até 30 toneladas de cachos. O dendezeiro é a oleaginosa de maior produtividade conhecida, além de fornecer o óleo mais consumido no mundo. Por este e outros motivos, o cultivo do dendê constitui uma alternativa viável e rentável para a recuperação de áreas alteradas, além de ser uma cultura extremamente versátil, sendo dela aproveitados os óleos da semente (óleo de dendê) e  do mesocarpo (óleo de palmiste), os cachos e os resíduos do processo de extração de óleo (glicerina).

Atualmente, está entre as principais oleaginosas para produção de biodiesel. No Pará, a matéria-prima não falta. O estado é o maior produtor de dendê do Brasil, além de possuir cinco milhões de hectares aptos à cultura. Considerando que, a totalidade de áreas ou zonas classificadas como de alta e média potencialidades correspondem aproximadamente a 23,7% do território paraense. Essas áreas têm condições de produzir dendê para absorver grandes demandas internas e externas, o que tornaria o Estado do Pará (e o Brasil), no ranking mundial, o maior produtor e exportador de óleo de dendê do mundo.

 

PEDROZO, Soraia Abreu. Empresa produz biodiesel com sobra de óleo de dendê. Disponível em: www.biodisel.com>. Acesso em: 11 ago 2007. (com adaptações)

 

Os fragmentos a seguir, retirados da internet (www.sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br), foram adaptados. Leia-os atentamente e marque a alternativa que se encontra totalmente de acordo com as regras gramaticais da língua portuguesa.

A

O gerenciamento eficiente e o uso de tecnologias, visando reduzir custos e aumentar produtividade passam, a ter especial importância para produtores participarem em mercados cada vez mais globalizados e competitivos.

B

A Embrapa Uva e Vinho, em cumprimento de sua missão institucional e em consonância com as ações de transferência tecnológica da Empresa, vem disponibilizando, desde 2003, informações sistematizadas e atualizadas sobre produtos e processos relativos a cadeia produtiva da uva, do vinho e das frutas de clima temperado.

C

O sisal (Agave sisalana) é a principal fonte de extração de fibras duras vegetais do mundo. No Brasil, o seu cultivo ocupa uma extensa área de solos pobres na região semiárida dos estados da Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte, ou seja, em regiões com escasses para exploração de outras culturas.

D

O Brasil é o sexto maior produtor de leite do mundo e cresce a uma taxa anual de 4%, superior à de todos os países que ocupam os primeiros lugares. Respondemos por 66% do volume total de leite produzido nos países que compõem o Mercosul. Pelo faturamento de alguns produtos da indústria brasileira de alimentos na última década, pode-se avaliar a importância relativa do produto lácteo no contexto agrícola nacional, registrando 248% de aumento contra 78% de todos os segmentos.

E

As técnicas a serem adotadas para a produção das mudas de eucalípito devem atender as necessidades de cada produtor, em termos de disponibilidade, localização de área, grau de tecnologia e dos recursos financeiros disponíveis.