Questões de Física - IME 2017

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-7 de 7
Questão
2017Física

(IME 2017) A figura acima apresenta um arranjo de resistores composto por N módulos formados por resistores iguais a R. Esses módulos possuem os nós A, B e C, sendo que todos os nós A são conectados entre si por meio de condutores ideais, conforme apresentado na figura, o mesmo acontecendo com os nós B entre si. No primeiro módulo, existem duas baterias com ddp iguais a U. A relação numérica U2/R para que a potência total dissipada pelo arranjo seja igual a N watts é:

Questão
2017Física

(Ime 2017) A figura acima apresenta um circuito elétrico composto por duas baterias iguais e oito resistores. Determine o valor das baterias para que a potência elétrica no resistor Rseja igual a 6 W.

Questão
2017Física

(Ime 2017) Uma fonte de tensão com uma resistência interna, Rinttem as barras B1e B2condutoras conectadas aos seus terminais Ae Bconforme apresentado na Figura 1. A barra B3de 30 mde comprimento, pode mover-se sem atrito sobre as barras B1e B2e inicialmente encontra-se em repouso na posição x= 0 m No instante t = 0a barra B3começa a deslocar-se para a direita, com velocidade v(t)dada pelo gráfico apresentado na Figura 2. A fonte de tensão possui característica terminal dada pelo gráfico apresentado na Figura 3, onde Ifonteé a corrente fornecida pela fonte de tensão e VABé a tensão medida entre os seus terminais Ae B Diante do exposto, determine: a) O valor da resistência Rint da fonte de tensão (que é desprezível quando comparado com a da barra B3) b) A distância percorrida pela barra B3no instante em que a tensão entre suas extremidades for igual a metade da tensão Vint c) Em que instante de tempo a barra atingirá a distância percorrida no item (b); d) A corrente Ifonteno instante calculado no item (c). Dados: - resistividades das barras B1, B2e B3: - área da seção transversal dasB1, B2e B3:2,5mm2

Questão
2017Física

(Ime 2017) Uma partícula de massa me com carga elétrica qentra em um campo magnético Bmovimentando-se no plano da figura de forma a atingir frontalmente (direção x)um corpo de massa Mfixo a uma mola. O campo magnético é ortogonal ao plano da figura e é desligado em um determinado instante durante o movimento da partícula. A partícula colide com o corpo num choque perfeitamente inelástico, de forma a comprimir a mola que estava inicialmente relaxada. Uma lente, representada na figura, é utilizada para amplificar a imagem da mola, permitindo observar na tela a mola em sua compressão máxima decorrente do choque supracitado. Determine: a) O intervalo de tempo durante o qual o campo magnético permaneceu ligado após a entrada da partícula no campo magnético; b) A intensidade do campo magnético; c) A velocidade vda partícula ao entrar no campo magnético, em função dos demais parâmetros; d) A deformação máxima da mola; e e) A distância Centre a mola e a lente, em função dos demais parâmetros. Dados: - tamanho da imagem na tela da mola em sua máxima compressão: i = 9 mm - distância entre a lente e a tela: D = 100 mm - distância focal: f = 10 mm - massa da partícula: m = 1 g - massa do corpo inicialmente fixo à mola: M = 9 g - H = 10 m - comprimento da mola relaxada: L = 11 mm - carga da partícula: q = +5 C :e - constante elástica da mola:k = 40 N/mm Consideração: - O plano da figura é ortogonal ao vetor aceleração da gravidade.

Questão
2017Física

(Ime 2017) Uma partícula de carga positiva +Qpenetra numa região de comprimento d1sujeita a um campo magnético de baixa intensidade e ortogonal ao plano da figura acima. Em seguida, penetra numa região de comprimento d2onde não existe campo magnético. Ao longo das regiões de comprimento d1e d2a partícula percorre a trajetória indicada pela linha tracejada da figura acima. Dadas as informações a seguir, a distância a indicada na figura entre a origem e o ponto de passagem da partícula pelo eixo Yé aproximadamente: Dados: - velocidade inicial da partícula: ortogonal ao eixo Ye de módulo v - módulo do campo magnético da região: B - distância entre o fim da região do campo magnético e o eixo Y: d2 - massa da partícula: m - d2 d1 - deslocamento vertical da partícula dentro da região magnetizada d1

Questão
2017Física

(Ime 2017) Uma partícula de carga +Qestá presa a um espelho plano que se movimenta ortogonalmente ao plano xy.Em um instante tonde ,a interseção do espelho com o plano xy encontra-se na reta de equação y = sen (t)x + cos2(t).Sabe-se que a coordenada yda partícula vale sempre 1e que toda a região está sujeita a um campo magnético de coordenadas (0,0,B)Determine: a) as coordenadas do vetor da força magnética sofrida pela partícula; b) o cosseno do ângulo entre o vetor da força magnética e o plano do espelho; c) as coordenadas do vetor da força magnética refletido no espelho.

Questão
2017Física

(Ime 2017- adaptada) Uma partícula A, de carga positiva +Q, está presa a um veículo em movimento, cujas coordenadas de sua posição XA e YA , em metros, estão descritas abaixo em função do tempo t, em segundos. A força elétrica provocada pela interação entre a partícula A e uma partícula B, de mesma carga, fixada no ponto de coordenadas (XB, YB ) = (0, 1), será ortogonal à trajetória do veículo quando o instante t0 for igual a:

1-7 de 7
NOVIDADES
Kuadro