ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(ITA - 2004 - 1 FASE)TEXTO 2Diretrizes de salvao p

Português | Gramática | termos ligados ao nome | aposto
Português | Interpretação de texto | noção de texto | fatores linguísticos e pragmáticos
ITA 2004ITA PortuguêsTurma ITA-IME

(ITA - 2004 - 1ª FASE)

TEXTO 2

Diretrizes de salvação para a Universidade Pública

     1"... poder-se-ia alegar que não é muito 2bom o ensino das matérias que se costuma 3lecionar nas universidades. Todavia, não 4fossem essas instituições, tais matérias 5geralmente não teriam sido sequer ensinadas, 6e tanto o indivíduo como a sociedade 7sofreriam muito com a falta delas..."

Adam Smith

     (...) A grande característica distintiva 10de uma Universidade pública reside na sua qualidade geradora de bens públicos. 12Estes, por definição, são bens cujo 13usufruto é necessariamente coletivo e 14não podem ser apropriados exclusivamente 15por ninguém em particular.

      16Quanto ao grau de abrangência, os 17bens públicos podem ser classificados em 18locais, nacionais ou universais.

     19O corpo de bombeiros de uma cidade, 20por exemplo, é um bem público local, o serviço da guarda costeira de um país é um bem público nacional, ao passo que a proteção de áreas ambientais importantes do planeta, como a Amazônia, 25deve ser vista como bem público universal, assim como qualquer outra atividade protetora de patrimônios da humanidade ou de segurança global, como é o caso da proteção contra vírus de computador, 30para citar um exemplo mais atual, 31embora ainda não plenamente 32reconhecido.

     33Incluem-se no elenco dos bens públicos as atividades relacionadas à produção 35e transmissão da cultura, ao pensamento filosófico e às investigações científicas não alinhadas com qualquer interesse econômico mais imediato.

     39A Universidade surgiu na civilização 40porque havia uma necessidade 41latente desses bens e legitimou-se pelo 42reconhecimento de sua importância para a 43humanidade.

     44Portanto, ela nasceu e legitimou-se 45como instituição social pública e não 46como negócio privado, como muitos agora 47a querem transformar, inclusive a 48OMC, contradizendo o próprio Adam 49Smith, o patriarca da economia de mercado, 50como bem o indica a passagem 51acima epigrafada, retirada de "A Riqueza 52das Nações".

     53As tecnologias podem ser "engenheiradas", 54transformando-se em produtos 55de mercado, mas o conhecimento que as 56originou é uma conquista da humanidade 57e, portanto, um bem público universal, 58como é o caso, por exemplo, das 59atividades do Instituto Politécnico de Zurique, 60de onde saiu Albert Einstein, e do laboratório Cavendish da Universidade de Cambridge, onde se realizaram os experimentos que levaram a descobertas fundamentais da física, sem as quais 65não teriam sido possíveis as maravilhas tecnológicas do mundo moderno, da lâmpada elétrica à internet. (...)

(SILVA, José M. A. Jornal da Ciência, 22/07/2003. Extraído de: http://www.jornaldaciencia.org.br, 15/07/2003.)

 

Os índices nos cantos superiores esquerdo das palavras indicam a linha do texto original.

 

Em relação ao aposto "o patriarca da economia de mercado", pode-se afirmar que ele tem a função de

I. explicar quem foi Adam Smith, localizando-o no domínio da economia, informação que pode estar ausente no universo de conhecimento do leitor.

II. fornecer uma informação que reforça ainda mais a defesa da universidade pública dentro de uma estratégia argumentativa.

III. sustentar a informação subsequente, relativa à autoria de "A Riqueza das Nações".

 

Então, está(ão) correta(s)

A

apenas a I.

B

I e II.

C

I, II e III.

D

apenas a II.

E

II e III.