ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(MACK - Adaptada)A Repblica do Sudo do Sul o mais

Geografia | Geografia Física | Cartografia | Orientação e Localização | Fusos Horários e horário de verão
MACKENZIE 2017MACKENZIE GeografiaTurma ENEM Kuadro

(MACK - Adaptada)

A República do Sudão do Sul é o mais novo país do mundo. Tendo declarado sua independência que ocorreu em 9 de julho de 2011, passou a integrar a ONU e a União Africana, respectivamente, 5 (cinco) e 19 (dezenove) dias, após sua emancipação. Sua capital, Juba, possui as seguintes coordenadas geográficas: 04°85′N e 31°57′L, distando aproximadamente 9.000 (nove mil) quilômetros da cidade de São Paulo, que possui as seguintes coordenadas geográficas: 23°32′S e 46°38’O.

Sabendo que o fuso horário do Sudão do Sul não é determinado exclusiva e estritamente por sua localização geográfica e que o fuso horário adotado em São Paulo é UTC-3: é correto afirmar que um passageiro de um voo saindo de São Paulo, no dia 20 de setembro de 2016, às 11h em horário local, com duração de 10 (dez) horas,

A

poderá, no momento da partida, adiantar seu relógio em 10 (dez) horas que,ao chegar, estará marcando exatamente o horário local do destino.

 

B

poderá, no momento da partida, atrasar seu relógio em 6 (seis) horas que, ao chegar, estará marcando exatamente o horário local do destino.

 

C

poderá, no momento da chegada, adiantar seu relógio em 6 (seis) horas para ajustá-lo ao horário local.

 

D

poderá, no momento da chegada, atrasar seu relógio em 10 (dez) horas para ajustá-lo ao horário local.

 

E

poderá, no momento da chegada, atrasar seu relógio em 3 (horas), já que encontra-se situado na faixa UTC+3, para ajustá-lo ao horário local.