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(Mackenzie 2017)Desmatamento cresce em Unidades de

(Mackenzie 2017)

Desmatamento cresce em Unidades de Conservação no meio da Amazônia.

Perda em relação ao desmate total da Amazônia Legal dobrou entre 2012 a 2015, passando de 6% para 12%.

Giovana Girardi

18 Março 2017 | 03h00

Levantamento do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) obtido com exclusividade pelo Estado revela que, desde 2012, as taxas de desmatamento em UCs vêm aumentando, assim como sua participação no desmatamento total do bioma. Os valores referentes a 2015 já superaram os de 2008 - ano que marcou o início do declínio da taxa total de desmatamento na Amazônia, que atingiu o seu menor valor em 2012. A participação da perda da floresta dentro de UCs em relação ao desmatamento total da Amazônia Legal dobrou no período, pulando de 6% em 2008 para 12% em 2015.

FONTE PESQUISADA (http://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,desmatamento-cresce-em-unidades-de-conservacao-no-meio-daamazonia,70001704735)

Com base na reportagem e em seus conhecimentos a respeito do tema em destaque, julgue as afirmações a seguir:

I. Com o objetivo de proteger as áreas naturais, o governo brasileiro instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) por meio da promulgação da Lei Federal 9985/2000.

II. Apesar dos números apresentados na reportagem, o governo brasileiro vem atingindo suas metas por meio das Unidades de Conservação, sobretudo, garantindo a propriedade legal da terra, proteção social e a permanência das tradicionais comunidades extrativistas de borracha em suas áreas de origem, reduzindo, significativamente, as mortes por disputas territoriais na região.

III. O crescente desmatamento citado, entre outros aspectos, deve-se à intensa expansão da fronteira agropecuária, implantação de projetos de infraestrutura e à crescente redução de recursos e de pessoal voltados para o controle fiscal na região.

É correto o que se afirma em

A

I, apenas.

B

I e II, apenas.

C

I e III, apenas.

D

II e III, apenas.

E

I, II e III.