ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Mackenzie 2017)O Pantanal Mato-grossense constitu

Geografia | Geografia Humana | Meio Ambiente | Problemas ambientais e aquecimento global
MACKENZIE 2017MACKENZIE GeografiaTurma ENEM Kuadro

(Mackenzie 2017)

O Pantanal Mato-grossense constitui-se como uma das mais importantes paisagens vegetais do mundo, entre outras razões, devido à sua biodiversidade e características únicas.

Sendo assim, assinale a alternativa que indique corretamente uma característica desse ambiente. 

A

O Pantanal ocupa um vasto planalto cristalino de inundação com altitudes que podem variar entre 600 m e 900 m na maior parte de sua área. 

B

Os índices de devastação do Pantanal estão entre os mais elevados do país, perdendo apenas para os da Floresta Amazônica, ambos superiores a 80% de suas áreas de cobertura original. 

C

Os índices de pluviosidade são inferiores aos verificados na maior parte da região CentroOeste. As inundações periódicas justificam-se mais pela topografia da Bacia do rio Paraguai do que propriamente pelo volume das chuvas, concentradas no verão. 

D

A região do Pantanal tem sido amplamente explorada pelos cultivos de soja, trigo e pela criação intensiva de gado bovino. Devido às suas elevadas altitudes, grandes quantidades de agrotóxicos aplicados na região se deslocam para as áreas de chapadas do Cerrado Brasileiro. 

E

A conservação ambiental do Pantanal atende aos diferentes interesses dos governos do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, países que compartilham esse rico ecossistema. Contudo, a facilidade de acesso e de ocupação com atividades agropecuárias tradicionais tem contribuído para a degradação desse ambiente.