ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEFS-2015 - Meio do ano)O correr da vida embrulha

(UEFS-2015 - Meio do ano)

O correr da vida  embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e  daí  afrouxa,  sossega  e depois  desinquieta.  O  que  ela  quer da  gente é coragem.  O  que  Deus  quer  é  ver  a  gente  aprendendo a  ser  capaz  de ficar alegre a mais, no meio da alegria, e inda mais alegre  ainda  no meio da tristeza!   Só assim   de   repente,   na  horinha   em   que  se   quer, de propósito — por  coragem.  Será?  Era  o  que  eu  às vezes  achava.

ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p. 449. 

Analisando-se a linguagem utilizada no texto de Guimarães Rosa, é correto afirmar que 

A

valoriza a oralidade em detrimento da variação escrita, caracterizando a personagem que fala como um indivíduo com dificuldades para filosofar sobre as coisas da vida. 

B

 se reproduz uma forma de expressão própria dos escritores nordestinos da modernidade, valorizando o sotaque de uma classe social. 

C

 retoma variantes dialetais e diastráticas desconectadas das personagens, de forma que desconstrói o linguajar do homem sertanejo.

D

 apresenta uma estrutura linguística própria de variações diacrônicas da norma culta, resgatando expressões tidas como em desuso. 

E

 referenda, por meio de neologismos lexicais e morfossintáticos, a maneira e o ritmo do falar sertanejo.