ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEFS 2015 - Meio do ano)VELÁSQUEZ, Diego. Autorre

(UEFS 2015 - Meio do ano)

 

VELÁSQUEZ, Diego. Autorretrato. 1642. 1 original de arte, óleo sobre tela, 103,5 x 82,5 cm. Galeria Uffizi  (Florencia). Disponível em: <https:// www.google.com.br/search?q=auto+retrato+de+diego+velazquez&biw= 1280&bih=626&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=MqlpVYilAs TAggTg4oDgCQ&ved=0CB8QsAQ>. Acesso em: 9 mar. 2015.

A análise dos elementos visuais da tela permite inferir:

A

Essa autoimagem, assim como as selfies contemporâneas, evidencia a subjetivação fragmentada e forjada do artista barroco. 

B

A aparência e a indumentária masculina, nessa pintura, revelam uma concepção teocêntrica, própria do contexto artístico da época. 

C

Diego Valázquez reproduz, por meio de sua postura e vestimentas, valores aristocráticos e representativos da ideia de poder e soberania. 

D

A tela em destaque sugere a forma como o próprio pintor se via, desconstruindo o discurso oriundo do Classicismo de que a arte era a expressão do belo. 

E

Os autorretratos, no cenário cultural da segunda metade do século XVII e início do posterior, transmitem inevitavelmente o pessimismo, a melancolia e a fragilidade da fidalguia.