ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UENP 2011)TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO:Texto 01A in

(UENP 2011) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Texto 01

"A insegurança ambiente concentra-se no medo pela segurança pessoal; que por sua vez aguça ainda mais a figura ambígua e imprevisível do estranho. Estranho na rua, gatuno perto de casa... Alarmes contra assalto, bairros vigiados e patrulhados, condomínios fechados, tudo isso serve ao mesmo propósito: manter os estranhos afastados. A prisão é apenas a mais radical dentre muitas medidas — diferente do resto pelo suposto grau de eficiência, não por sua natureza. As pessoas que cresceram numa cultura de alarmes contra ladrões tendem a ser entusiastas naturais das sentenças de prisão e de condenações cada vez mais longas. Tudo combina muito bem e restaura a lógica ao caos da existência."

Zygmunt Bauman. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999

Texto 02
"Depois de vinte anos sem prestar atenção nas consequências sociais e humanas de um capitalismo global incontido, o presidente do Banco Mundial chegou à conclusão de que, para a maior parte da população mundial, a palavra 'globalização‘ sugere 'medo e insegurança‘ em vez de 'oportunidade e inclusão'."

Eric Hobsbawn, Globalização, democracia e terrorismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007

Texto 03

"Entre os jovens, cada vez mais prevalece o 'cada um por si‘. Mais do que a amizade, são redes de cumplicidade que orientam a busca da sobrevivência, a abstenção da balbúrdia política. A sociedade pretensamente sem classes resulta num egoísmo cheio de cautela. Tal como o capitalismo. Isso significa que as 'derivações‘, para falar como Pareto, têm pouca influência e o homem continua a ser o que é (mais hobbesiano e menos rousseauísta), sejam quais forem o sistema político e a ideologia que o legitimam."

Gerard Vincent, Uma história do segredo? São Paulo: Companhia das Letras, 2009

Leia as afirmativas abaixo.

I. A misoginia acaba por impor um modelo de estado baseado na vigilância e no controle, produzindo sociedades cada vez mais inóspitas.

II. A globalização é encarada de forma otimista pelas civilizações, e tem propiciado uma integração cada vez maior entre os povos.

III. O processo de transformação, que culminou na contemporaneidade, redundou na precarização e na desintegração dos "laços humanos", a solidão demudou as relações sociais em relações autônomas. O egoísmo atingiu proporções assustadoras, o enigma identitário do ser humano coloca-o em um paradoxo, qual seja o de destruir o outro ou mantê-lo longe de si.

Sobre as afirmativas:

A

Apenas I e II são corretas.

B

Apenas II e III são corretas.

C

Apenas I e III são corretas.

D

Todas são corretas.

E

Todas são falsas.