ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Ufpe 2005) O Romantismo, como movimento cultural

(Ufpe 2005) O Romantismo, como movimento cultural do século XIX, merece destaque pelas críticas que já fazia à forte presença do racionalismo na sociedade ocidental da época e pela sua ampla e rica produção intelectual e artística. Sobre o Romantismo, podemos afirmar que foi um movimento:

A

de nostalgia cultural, que buscou a recuperação das regras do Classicismo, as quais dominavam a arte conservadora do século XVIII.

B

de grande diversidade cultural, com obras de artistas e pensadores, como Schiller, Chopin, Byron e Goethe, importantes filósofos, compositores e escritores.

C

que, no século XIX, esteve na base das grandes revoluções que combatiam o capitalismo; foi amplamente renovador, no contexto mundial, pelas suas utopias exclusivamente socialistas.

D

restrito à pintura e à música, sem expressões de destaque na poesia e na literatura em prosa, pois as via com perspectivas bastante acadêmicas.

E

de convergência das forças conservadoras da época, com valor histórico secundário; foi um movimento bastante mistificado pelos políticos alheios às mudanças.