ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFU - 2019 - 1 FASE )Tocar no assunto remete a um

(UFU - 2019 - 1ª FASE ) Tocar no assunto remete a um Fla-Flu ou a Corinthians x Palmeiras em final de campeonato. De um lado, empedernidos, os defensores do livro impresso, trazendo-os junto ao peito, capas veneradas, metendo o nariz entre suas páginas, sentindo o cheirinho inebriante, degustando o prazer de abrir a primeira página, para em seguida fechá-lo novamente, mais alguns instantes admirando aquela obra de arte. Do outro, os descolados e seus tablets e e-readers atraentes, com mil e uma funções, permitindo que o usuário, além de carregar consigo uma biblioteca que cabe na mochila ou no bolso, interaja em suas redes sociais enquanto faz um download do livro comprado há dois minutos em uma livraria digital. Haverá aqueles que dirão que não é mais a mesma história, que os cinemas de rua morreram, que não há mais matinês como as da sua infância. Nostalgias à parte, a convivência entre as diversas linguagens é saudável e dá o tom aos novos tempos. E-books e livros em papel convivem harmoniosamente na bolsa de muita gente. É o caso da produtora de eventos Caren Bianco, que se mudou para a Itália e não tinha como levar sua biblioteca a tiracolo. "Em um primeiro momento, senti um verdadeiro pavor. Leio muito e uso bastante a internet, porém não era consumidora de leitura digital de livros e revistas. Mas não tinha solução. Se eu quisesse ler, principalmente em português, teria de optar pelo e-book. Confesso que ainda prefiro o livro em papel, localizo melhor trechos que quero reler nesse formato, mas também confesso que é muito prático carregar as minhas obras preferidas para todo canto e lugar", pondera. Os dois modelos carregam vantagens e desvantagens. Se um, por seu lado, nos remete a um mundo muito particular só de tocá-lo ou cheirá-lo, o outro traz a possibilidade de ser acessado com poucos cliques. Se um, porém, pesa no transporte de lá para cá, o outro cansa a vista com sua luminosidade. Mas podem conviver harmoniosamente,

Conhecimento Prático Língua Portuguesa, ano 8, ed. 69, fevereiro/março, 2018. p. 23-25. (Adaptado)

Com base nas relações que ocorrem entre os elementos internos ao texto, analise as afirmativas.

I. Em “Tocar no assunto remete a um Fla-Flu ou a Corinthians x Palmeiras em final de campeonato.”, a forma verbal em destaque apresenta um processo verbal em si mesmo, sem qualquer noção de tempo ou modo, mas relacionado a um ser.

II. No quarto parágrafo, o discurso relatado cumpre, primordialmente, o papel de sustentar a tese de que há convivência harmoniosa entre e-books e livros.

III. Em “Haverá aqueles que dirão que não é mais a mesma história [...]”, as formas verbais em destaque indicam essencialmente posterioridade em relação ao momento da enunciação.

IV. Em “Se um, porém, pesa no transporte de para , o outro cansa a vista com sua luminosidade.”, os termos em destaque se referem à Itália e ao Brasil.

Assinale a alternativa que contém somente as afirmativas corretas.

A

I e IV.

B

I e II.

C

III e IV.

D

II e III.