ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Unioeste 2012) Maquiavel é considerado um pensado

(Unioeste 2012) Maquiavel é considerado um pensador que fundou uma nova visão política. Desde o século XV, não faltaram intérpretes que viram na sua obra a expressão de uma política voltada exclusivamente para os seus fins. Sobre O Príncipe de Maquiavel, é INCORRETO afirmar que

A

na obra O Príncipe a posse de virtù é fundamental para o êxito do príncipe. A posse de virtù, portanto, é imprescindível para que o príncipe se mantenha no poder e obtenha o respeito dos governados. Com a posse de virtù, o príncipe mostra-se capaz de resistir aos inimigos e aos golpes da sorte.

B

na obra O Príncipe, Maquiavel dá um novo sentido às qualidades necessárias que deve ter um príncipe. Para Maquiavel, o príncipe que deseje se manter no poder não deve se pautar nos ditames de uma moralidade convencional.

C

Maquiavel tem uma visão clara da sociedade que ele deseja ver concretizada na Itália. Os primeiros capítulos dos Discorsi dedicam-se a mostrar como a República Romana, antes de seu declínio, foi marcada pela ação política de grandes personalidades políticas, o que faz de Roma um modelo de sociedade a ser imitada.

D

em O Príncipe, Maquiavel faz uma condenação formal à moral cristã, ou dos valores que sua sociedade aprova. A sua preocupação é corrigir o conceito cristão de um homem bom e o que é considerado um comportamento honrado ou que não deva ser admirado na conduta dos homens.

E

Maquiavel tem em mente a Itália de sua época, dividida em vários principados e sujeita a invasões externas e com um sistema político corrupto. Sua preocupação é encontrar mecanismos que tragam estabilidade política e social necessárias para a unificação e regeneração da Itália. Daí ser imprescindível o surgimento de um homem virtuoso e capaz de fundar um Estado.