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Questões de Filosofia - UNIOESTE | Gabarito e resoluções

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Questão
2020Filosofia

(UNIOESTE - 2020) (...) Em primeiro lugar, como ningum pode amar uma coisa de todo ignorada, deve-se examinar com diligncia de que natureza o amor dos estudantes, entendendo-se por estudantes os que ainda no sabem, mas desejam saber. Naqueles casos em que a palavra estudo no usual, podem existir amores de ouvido: como quando o nimo se acende em desejo de ver e de gozar devido fama de alguma beleza, porque possui uma noo genrica das belezas corpreas pelo fato de ter visto muitas delas, e existe no interior dele algo que aprova o que no exterior cobiado. Quando isto acontece, o amor no paixo de uma coisa ignorada, pois j conhece seu gnero. Quando amamos um varo bondoso, cujo rosto nunca vimos, amamo-lo pela notcia das virtudes que conhecemos na prpria verdade SANTO AGOSTINHO, De Trinitade, livro 10. A partir do texto de Santo Agostinho, assinale a alternativa CORRETA.

Questão
2018Filosofia

(UNIOESTE - 2018) Considerando-se o seguinte fragmento de Maquiavel, indique qual das alternativas abaixo est CORRETA. Um prncipe prudente deve, portanto, conduzir-se de uma terceira maneira escolhendo no seu Estado homens sbios, e s a esses deve dar o direito de falar-lhe a verdade a respeito, porm apenas das coisas que ele lhes perguntar. Deve consult-los a respeito de tudo e ouvir-lhes a opinio e deliberar depois como bem entender e com conselhos daqueles; conduzir-se de tal modo que eles percebam que com quanto mais liberdade falarem, mais facilmente as suas opinies sero seguidas (MAQUIAVEL, 1973, p. 105).

Questão
2018Filosofia

(UNIOESTE - 2018) O filsofo alemo Immanuel Kant formulou, na Crtica daRazo Pura, uma diviso do conhecimento e acesso da razo aos fenmenos. Fenmenos no so coisas; eles nomeiam aquilo que podemos conhecer das coisas, atravs das formas da sensibilidade (Espao e Tempo) e das categorias do entendimento (tais como Substncia, Relao, Necessidade etc.). Assim, Kant afirma que o conhecimento humano finito (limitado por suas formas e categorias). Como poderia haver, ento, algum conhecimento universalmente vlido? Ele afirma que tal conhecimento se formula num juzo sintticoa priori. Juzos so afirmaes; o adjetivo sintticos significa que essas afirmaes renem conceitos diferentes; a priori, por sua vez, indica aquilo que obtido sem acesso experincia dos fenmenos, antes deles e para que os fenmenos possam ser reunidos em um conhecimento que tenha unidade e sentido. Com base nisso, indique a alternativa CORRETA.

Questão
2018Filosofia

(UNIOESTE 2018)Segundo a conhecida alegoria da caverna, que aparece no Livro VII da Repblica, de Plato, h prisioneiros, voltados para uma parede em que so projetadas as sombras de objetos que eles no podem ver. Esses prisioneiros representam a humanidade em seu estgio de mais baixo saber acerca da realidade e de si mesmos: a doxa, ou opinio. Um desses prisioneiros libertado fora, num processo que ele quer evitar e que lhe causa dor e enormes dificuldades de viso (conhecimento). Gradativamente, ele conduzido para fora da caverna, a um estgio em que pode ver as coisas em si mesmas, isto , os fundamentos eternos de tudo o qu, antes, ele via somente mediante sombras. Esses fundamentos so as Formas. Para alm das Formas, brilha o Sol, que representa a Forma das Formas, o Bem, fonte essencial de todo ser e de todo conhecer e unicamente acessvel mediante intuio direta. Com base nisso, responda seguinte questo: se chegamos ao conhecimento das Formas mediante a dialtica, que o estabelecimento de fundamentos que possibilitam o conhecimento das coisas particulares (sombras), CORRETO dizer:

Questão
2017Filosofia

(UNIOESTE 2019)No captulo XV deO Prncipe, Nicolau Maquiavel (1469-1527) destaca um dos principais fundamentos de sua reflexo poltica. Visando distinguir-se tanto de seus predecessores quanto de seus contemporneos, ele indica claramente sua perspectiva realista: Mas, sendo a minha inteno escrever coisa til a quem a escute, pareceu-me mais convincente ir direto verdade efetiva da coisa do que imaginao dessa (MAQUIAVEL, N.O Prncipe. So Paulo: Hedra, 2011. p. 151). A partir da leitura do trecho citado, pode se afirmar CORRETAMENTE que

Questão
2017Filosofia

(UNIOESTE 2017) Martin Heidegger (1889-1976) afirmou: ser homem já significa filosofar. Sua tese é a seguinte: o homem se caracteriza pela distinção entre o é e as características de qualquer coisa, ou seja, de qualquer ente; com isso, no encontro cotidiano com os entes, antecipadamente (antes de encontrá-los e conhecê-los) sabemos (a) que eles são e (b) que eles não são o ser, que são diferentes de sua existência. Eis por que todos podemos, a qualquer instante, nos lançar às perguntas pelo ser dos entes e pelo sentido do ser em geral, ou seja, às perguntas filosóficas. Independente de filosofarmos expressamente, as questões e a força para a investigação, portanto, estariam na raiz mesma de nosso ser, e precedem todo conhecimento e pensamento aplicado. De modo análogo, a primeira frase da Metafísica de Aristóteles afirma: Todos os seres humanos tendem essencialmente ao Saber. Essa tendência essencial significa que uma propensão para o Saber está presente, ainda que inexplorada, em todos os seres humanos. Como Aristóteles escolheu, para o Saber, uma palavra grega que se assemelha ao Ver imediato (eidénai), pode-se compreender que se trata tanto do conhecimento em geral quanto (e principalmente) do Saber metafísico, sobre o princípio essencial ou estrutura metafísica da realidade. Em suma, Aristóteles já estaria dizendo que ser homem significa filosofar. Com base no que foi dito, marque a alternativa CORRETA.

Questão
2017Filosofia

(Unioeste 2017)       “Discursos sobre o sexo não se multiplicaram fora do poder ou contra ele, porém, lá onde ele se exercia e como meio para seu exercício: criaram-se em todo canto incitações a falar; em toda parte, dispositivos para ouvir e registrar procedimentos para observar, interrogar e formular. Desenfurnam-no e obrigam-no a uma existência discursiva”. Trecho de História da Sexualidade, Vol. I – "A Vontade de Saber" in Sociologia em Movimento (p. 503). Tendo como referência os estudos sobre sexualidade em “A Vontade de Saber”, no qual o autor se propõe a analisar os discursos de verdade em torno da sexualidade, é CORRETO afirmar sobre essa obra que

Questão
2017Filosofia

(UNIOESTE - 2017) Em sua crtica a Tales de Mileto, o pensador alemo Hegel afirmou que a proposio pela qual o primeiro filsofo ficou conhecido cuja formulao seria aproximadamente a gua o princpio essencial de todos os seres filosfica porque enunciaria a concepo de que tudo um. Assim, a infinda multiplicidade dos seres remeteria a uma unidade essencial. Para Hegel, porm, esse princpio essencial deve ser absolutamente diferente dos seres que ele gera, sustenta e comanda. Com base no que foi dito, CORRETO afirmar.

Questão
2016FilosofiaSociologia

(Unioeste 2016) Os estudos realizados por Michel Foucault (1926-1984) apresentam interfaces que corroboram para estudos em diversas áreas de conhecimento, entre as quais a Filosofia, Ciências Sociais, Pedagogia, Psiquiatria, Medicina e Direito. Em 1975, Foucault publicou a obraVigiar e Punir: história da violência das prisões, na qual propunha uma nova concepção de poder, a qual abandonava alguns postulados que marcaram a posição tradicional da esquerda do período. Sobre a concepção de poder foucaultiana, é CORRETO afirmar.

Questão
2016Filosofia

(UNIOESTE - 2016) Os reis possuem bens temporais em abundncia e Deus prepara-lhes um grau sublime de felicidade. J os tiranos so frequentemente frustrados dos bens temporais que almejam, esto sujeitos a muitos perigos e, acima de tudo, so privados dos bens eternos, sendo-lhes reservadas as mais graves penas. Por isso, aquele que recebe a funo de governar deve realmente considerar bem todas essas coisas e se apresentar como rei e no como tirano para os seus sditos (TOMS DE AQUINO. A realeza: dedicado ao rei de Chipre. In: SEED-PR. Antologia de textos filosficos: 683). Considerando o excerto do texto acima e o pensamento de Santo Toms de Aquino, NO correto afirmar que

Questão
2015FilosofiaSociologia

(UNIOESTE 2015) A rebelião ocorrida na penitenciária de Cascavel/PR em agosto de 2014 remete ao passado e à história da repressão, especificamente na passagem do período das punições à vigilância. O estudo mais representativo sobre a história das prisões é Vigiar e Punir de Michel Foucault. Sobre as prisões atuais, tendo como referência essa obra, é CORRETO afirmar.

Questão
2015Filosofia

(UNIOESTE - 2015) Os fatos, que so os segundos objetos da razo humana, no so determinados da mesma maneira, nem nossa evidncia de sua verdade, por maior que seja, de natureza igual precedente. O contrrio de um fato qualquer sempre possvel, pois, alm de jamais implicar uma contradio, o esprito o concebe com a mesma facilidade e distino como se ele estivesse em completo acordo com a realidade. Que o Sol nascer amanh to inteligvel e no implica mais contradio do que a afirmao de que ele no nascer. Podemos em vo, todavia, tentar demonstrar sua falsidade. Se ela fosse demonstrativamente falsa, implicaria uma contradio e o esprito nunca poderia conceb-la distintamente. (David Hume, Investigao acerca do entendimento humano) No trecho acima, Hume contrasta os fatos a que outro grupo de objetos da razo humana?

Questão
2014Filosofia

(Unioeste 2014) Como a Antropologia provou à exaustão ao longo do século XX, cada sociedade humana possui sua própria cultura, sua própria visão de mundo. No entanto, em nossa vivência cotidiana, tendemos a sobrevalorizar a identidade de nosso grupo diante de outras identidades culturais, tomando nossa visão de mundo como parâmetro de cultura e de sofisticação. Na visão etnocêntrica nós somos cultos, educados, civilizados, limpos etc. e os outros, ao contrário, tendem a aparecer como ignorantes, sem educação, selvagens, sujos etc. Com base no que foi dito, escolha a alternativa abaixo que define CORRETAMENTE o conceito de etnocentrismo.

Questão
2013Filosofia

(UNIOESTE -2013) A necessidade prtica de agir segundo este princpio, isto , o dever, no assenta em sentimentos, impulsos e inclinaes, mas, sim, somente na relao dos seres racionais entre si, relao essa em que a vontade de um ser racional tem de ser considerada sempre e simultaneamente como legisladora, porque de outra forma no podia pensar-se comofim em si mesmo. A razo relaciona, pois, cada mxima da vontade concebida como legisladora universal com todas as outras vontades e com todas as aes para conosco mesmos, e isto no em virtude de qualquer outro mbil prtico ou de qualquer vantagem futura, mas em virtude da ideia da dignidade de um ser racional que no obedece outra lei seno quela que ele mesmo simultaneamente d a si mesmo. [...] O que se relaciona com as inclinaes e necessidades gerais do homem tem um preo venal [...], aquilo, porm, que constitui a condio s graas a qual qualquer coisa pode ser um fim em si mesma, no tem somente um valor relativo, isto , um preo, mas um valor ntimo, isto , dignidade. Kant Considerando o texto citado e o pensamento tico de Kant, seguem as afirmativas abaixo: I. Para Kant, existe moral porque o ser humano e, em geral, todo o ser racional, fim em si mesmo e valor absoluto, no deve ser tomado simplesmente como meio ou instrumento para o uso arbitrrio de qualquer vontade. II. Fim em si mesmo e valor absoluto, o ser humano pessoa e tem dignidade, mas uma dignidade que , apenas, relativamente valiosa, por se encontrar em dependncia das condies psicossociais e poltico-econmicas nas quais vive. III. A moralidade, nica condio que pode fazer de um ser racional fim em si mesmo e valor absoluto, pelo princpio da autonomia da vontade, e a humanidade, enquanto capaz de moralidade, so as nicas coisas que tm dignidade. IV. As pessoas tm dignidade porque so seres livres e autnomos, isto , seres que se submetem s leis que se do a si mesmos, atendendo imediatamente aos apelos de suas inclinaes, sentimentos, impulsos e necessidades. V. A autonomia da vontade o fundamento da dignidade da natureza humana e de toda natureza racional e, por esta razo, a vontade no est simplesmente submetida lei, mas submetida lei por ser concebida como vontade legisladora universal, ou seja, se submete lei na exata medida em que ela a autora da lei (moral). Das afirmativas feitas acima

Questão
2013Filosofia

(UNIOESTE/2013) Se compreendermos a Filosofia em um sentido amplo - como concepção da vida e do mundo -, poderemos dizer que sempre houve Filosofia. De fato, ela responde a uma exigência da própria natureza humana; o homem, imerso no mistério do real, vive a necessidade de encontrar uma razão de ser para o mundo que o cerca e para o enigma da existência. [] Mas se compreendermos a Filosofia em um sentido próprio, isto é, como o resultado de uma atividade da razão humana que se defronta com a totalidade do real, torna-se impossível pretender que a Filosofia tenha estado presente em todo e qualquer tipo de cultura. [] [Nesse caso,] a Filosofia teve seu início nas colônias da Grécia, nos séculos VI e V a.C.. Gerd Bornheim. Considerando o texto acima e o início da Filosofia na Grécia, é INCORRETO afirmar que

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