ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNIOESTE - 2013)No captulo XV de O Prncipe, Nicol

(UNIOESTE - 2013)

No capítulo XV de O Príncipe, Nicolau Maquiavel, influenciado diretamente pela observação da constituição do Estado absolutista na Europa ocidental, sintetiza o estilo realista de sua nova abordagem da política: “(...) como é meu intento escrever coisa útil para os que se interessarem, pareceu-me mais conveniente procurar a verdade pelo efeito das coisas, do que pelo que delas se possa imaginar”

MAQUIAVEL, N. O Príncipe. São Paulo: Abril Cultural, 1979. p. 63.

Sobre as características do realismo político de Maquiavel, é correto afirmar que

A

a teoria do Estado e da sociedade deve ser formulada somente através da especulação filosófica.

B

a teoria do Estado e da sociedade deve ser estabelecida através da proposição de uma forma utópica e justa de regulação das relações sociais humanas.

C

a teoria do Estado e da sociedade vincula-se à reflexão moral, constituindo-se num ramo específico desta, que busca um ideal normativo de regulação da conduta social humana.

D

a teoria do Estado e da sociedade deve se vincular à visão de mundo da religião, estabelecendo uma concepção cristã de regulação da vida social e de aplicação do poder político.

E

a teoria do Estado e da sociedade deve fundar-se na investigação empírica, apreendendo a realidade política em termos de prática humana concreta e o fenômeno do poder como formalizado na instituição do Estado.