ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNIOESTE - 2013)Se uma ao virtuosa ou viciosa, ap

(UNIOESTE - 2013)

“Se uma ação é virtuosa ou viciosa, é apenas enquanto signo de alguma qualidade ou caráter. Tem de depender de princípios mentais duradouros, que se estendem por toda a conduta, formando parte do caráter pessoal. As ações que não procedem de nenhum princípio constante não influenciam o amor ou o ódio, o orgulho ou a humildade; e, consequentemente, nunca são levadas em conta na moral”.

David Hume

Com base no texto e na filosofia moral de David Hume, assinale a alternativa correta.

A

Em nossas investigações acerca da origem e vigência da moral, devemos considerar as ações isoladamente, uma vez que, uma ação pode ser acompanhada de sentimentos e outra não.

B

É verdade que as ações são melhores indicadores de um caráter que as palavras, ou mesmo que desejos ou sentimentos; mas é só enquanto indicadores que elas se fazem acompanhar de amor ou ódio, elogio ou censura.

C

A moral deve derivar diretamente da razão e por isso ela suscita paixões, impedindo ou promovendo ações que são suas consequências emocionais.

D

Quando vemos os efeitos de uma paixão na voz e nos gestos de alguém, nossa mente racional não passa imediatamente de seus efeitos à suas causas.

E

Quando percebemos as razões de uma emoção, nossa mente é transportada de suas causas à seus efeitos.