ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(ENEM - 2010)Ao circularem socialmente, os textos

Português | Interpretação de texto | construção de sentido em textos não verbais e publicitários | textos publicitários
Português | Interpretação de texto | noção de texto | fatores linguísticos e pragmáticos | fatores pragmáticos da textualidade
ENEM 2010ENEM PortuguêsTurma ENEM Kuadro

(ENEM - 2010)

 

Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo configurações específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em que circula o texto publicitário, seu objetivo básico é

A

influenciar o comportamento do leitor, por meio de apelos que visam à adesão ao consumo.

B

definir regras de comportamento social pautadas no combate ao consumismo exagerado.

C

defender a importância do conhecimento de informática pela população de baixo poder aquisitivo.

D

 facilitar o uso de equipamentos de informática pelas classes sociais economicamente desfavorecidas.

E

 questionar o fato de o homem ser mais inteligente que a máquina, mesmo a mais moderna.