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(ENEM - 2016 - 2 aplicao) Com o objetivo de trabal

Matemática | sequências e progressões | progressão aritmética | fórmula do termo geral de uma PA
Matemática | sequências e progressões | sequências | noções de sequências numéricas
ENEM 2016ENEM MatemáticaTurma ENEM Kuadro

(ENEM - 2016 - 2ª aplicação) Com o objetivo de trabalhar a concentração e a sincronia de movimentos dos alunos de uma de suas turmas, um professor de educação física dividiu essa turma em três grupos (A, B e C) e estipulou a seguinte atividade: os alunos do grupo A deveriam bater palmas a cada 2s, os alunos do grupo B deveriam bater palmas a cada 3s e os alunos do grupo C deveriam bater palmas a cada 4s.

O professor zerou o cronômetro e os três grupos começaram a bater palmas quando ele registrou 1s. Os movimentos prosseguiram até o cronômetro registrar 60s.

Um estagiário anotou no papel a sequência formada pelos instantes em que os três grupos bateram palmas simultaneamente.

Qual é o termo geral da sequência anotada?

A

12 n, com n um número natural, tal que \(1\leq n \leq 5\)

B

24 n, com n um número natural, tal que \(1\leq n \leq 2\)

C

12 (n–1), com n um número natural, tal que \(1\leq n \leq 6\)

D

12 (n–1)+1, com n um número natural, tal que \(1\leq n \leq 5\)

E

24 (n–1)+1, com n um número natural, tal que \(1\leq n \leq 3\)