ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(FUVEST 2015 - 2 fase) O metabissulfito de potssio

(FUVEST 2015 - 2ª fase) O metabissulfito de potássio (K2S2O5) e o dióxido de enxofre (SO2) são amplamente utilizados na conservação de alimentos como sucos de frutas, retardando a deterioração provocada por bactérias, fungos e leveduras. Ao ser dissolvido em soluções aquosas ácidas ou básicas, o metabissulfito pode se transformar nas espécies químicas SO2, HSO3- ou SO32- , dependendo do pH da solução, como é mostrado no gráfico.

A equação a seguir representa a formação dos íons HSO3- em solução aquosa.

a) Escreva as equações químicas balanceadas que representam a formação das espécies químicas SO2 (aq) e SO32-(aq) a partir dos íons S2O52-(aq).

b) Reações indesejáveis no organismo podem ocorrer quando a ingestão de íons S2O52- , HSO3- ou SO32- ultrapassa um valor conhecido como IDA (ingestão diária aceitável, expressa em quantidade de SO2/dia/massa corpórea), que, neste caso, é igual a 1,1 x 10-5 mol de SO2 por dia para cada quilograma de massa corpórea. Uma pessoa que pesa 50 kg tomou, em um dia, 200 mL de uma água de coco industrializada que continha 64 mg/L de SO2. Essa pessoa ultrapassou o valor da IDA? Explique, mostrando os cálculos.