ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(IME - 2021/2022 - 1 fase)Assinale a afirmativa co

(IME - 2021/2022 - 1ª fase)

Assinale a afirmativa correta sobre as propriedades e características dos polímeros.

A

A dureza é uma propriedade física relacionada com a resistência à penetração ou ao risco e a cristalinidade com a ordem estrutural. Então, pode-se afirmar que polímeros semicristalinos possuem menor dureza que os amorfos. 

B

A baquelite (polifenol) é formada pela reação de adição dos monômeros, fenol e formaldeído, com a eliminação de água, sendo classificada como um polímero termofixo quanto a fusibilidade. 

C

Os policarbonatos são usados em peças para atribuir transparência e resistência mecânica, devido a sua alta cristalinidade. Esses polímeros, que são semelhantes aos vidros, são classificados como termoplásticos quanto ao seu comportamento mecânico e podem ser moldados. 

D

Os agentes plastificantes atuam entre as cadeias poliméricas, afastando-as umas das outras, o que reduz as forças de atração intermoleculares e, consequentemente, diminui a temperatura de transição vítrea (Tg) do polímero. 

E

O Kevlar é uma fibra sintética polimérica presente em coletes basílicos, pois é muito resistente ao impacto mecânico. Sua alta resistência mecânica decorre das reticulações com ligações hidrogênio presentes na sua cadeia polimérica, fornecendo uma baixa resistência à tração.