ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Uece 2019) A China é reconhecida por ser o maior

(Uece 2019)  A China é reconhecida por ser o maior país do mundo em quantitativos demográficos e por ter a terceira maior extensão territorial do mundo. Além disso, outros aspectos que lhe conferem notoriedade são seu intenso crescimento econômico e sua crescente atuação política, que tornam o país um importante ator no cenário internacional.

Considerando algumas características da China, atente para as seguintes afirmações:

I. Apesar de ser um dos maiores países do mundo em termos de área, a China enfrenta problemas em relação aos seus recursos naturais, pois boa parte de seu território é ocupada por extensos desertos, além de áreas montanhosas muito acidentadas.

II. Desde o segmento de fontes energéticas renováveis, principalmente solar, no Chile, passando pelo pré-sal e infraestrutura no Brasil e pelo shale gas nos Estados Unidos, a China tem realizado investimentos no continente americano visando ampliar sua zona de influência global e atender seus interesses comerciais e estratégicos por meio de suas empresas estatais.

III. A China integra o BRICS, grupo dos principais países em desenvolvimento composto também por Brasil, Rússia, Índia e África do Sul, que funciona como um agrupamento geopolítico e geoeconômico de apoio aos Estados Unidos.

 

Está correto o que se afirma em

A

I e III apenas.   

B

I e II apenas.   

C

II e III apenas.   

D

I, II e III.