ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UECE)A questo da degradao dos recursos naturais r

Geografia | Geografia Humana | Geografia Urbana | Regionalismo brasileiro | Nordeste
UECE 2019UECE GeografiaTurma ENEM Kuadro

(UECE)

“A questão da degradação dos recursos naturais renováveis configura um dos mais sérios problemas que afeta o quadro socioambiental no Nordeste do Brasil. [...]. Os desmatamentos desordenados e as queimadas integram os sistemas tecnológicos rudimentares que têm sido secularmente praticados nos sertões secos nordestinos e, em particular, no Estado do Ceará.”

Silva, J. B. et al. Litoral e sertão, natureza e sociedade no nordeste brasileiro. Oliveira, V. P. V. de. A Problemática da degradação dos recursos naturais no domínio dos sertões secos do Estado do Ceará-Brasil. p. 209. Fortaleza. 2006.

Considerando o texto acima, é correto concluir-se que a questão da degradação dos recursos naturais no Nordeste brasileiro

A

é apenas uma questão de ordem ambiental que poderia ser equacionada a partir da implementação de ações de reflorestamento e recuperação da vegetação ciliar. 

 

B

está relacionada a áreas específicas da região, uma vez que os sistemas ambientais que compõem o bioma caatinga encontram-se pouco alterados e não têm uma relação direta com as formas de uso. 

 

C

relaciona-se apenas com as condições de escassez hídrica, ocorrência de El Niño e a irregularidade das chuvas na região, fatores que determinam a degradação dos recursos naturais nos sertões secos do Nordeste brasileiro. 

 

D

se agrava com a degradação da cobertura vegetal, que pode inviabilizar a manutenção da fauna, comprometendo os recursos hídricos e acentuando os processos erosivos decorrentes do escoamento superficial.