ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UECE)Considerandoo conceito de regio, em Geografi

Geografia | Geografia Humana | A formação do meio natural ao meio TCI | A produção do espaço geográfico | Pensamento geográfico
UECE 2019UECE GeografiaTurma ENEM Kuadro

(UECE)

Considerando o conceito de região, em Geografia, assinale a afirmação verdadeira.  

A

De acordo com a corrente da Geografia Crítica, é considerada uma entidade concreta, resultado de múltiplas determinações, a saber: naturais, culturais, sociais, econômicas, políticas, dentre outras.    

B

 É um conjunto de formas que, em um dado período, revela as heranças que representam as relações espacializadas entre homem e natureza, ou homem e espaço. Trata-se apenas da porção da configuração territorial que é possível abarcar, contemplar e conhecer a partir dos órgãos dos sentidos, por exemplo: da visão.    

C

Em uma economia urbana de mercado, trata-se de um sistema reticular de fixos conectados por meio de fluxos que podem ser hierárquicos ou heterárquicos.    

 

D

É definida e delimitada por e a partir de relações de poder projetadas no espaço, por meio das quais alguém exerce poder e influência sobre alguém. Pode estar relacionada tanto ao poder legítimo do Estado como ao poder paralelo do crime organizado.