ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UECE)Atente para o seguinte excerto: A paisagem v

Geografia | Geografia Física | Geomorfologia | Estrutura geormofológica da Terra | Recursos minerais do Brasil e do mundo | Barragens
UECE 2019UECE GeografiaTurma ENEM Kuadro

(UECE) 

Atente para o seguinte excerto: “A paisagem verde de Minas Gerais é pontilhada por enormes lacunas de ocre intenso que a mineração escava na terra e por depósitos descomunais para colocar os resíduos que essa atividade gera. O colapso de uma dessas barragens em Brumadinho matou 235 pessoas. Outras 35 − também devoradas em segundos pela avalanche de rejeitos − continuam desaparecidas. A Vale, empresa proprietária da mina e uma das maiores multinacionais brasileiras, é reincidente. A tragédia provocou uma grande onda de indignação popular que levou a algumas poucas mudanças, mas o medo de que se repita está muito presente”.

Fonte: El País. 5 de maio de 2019. “A tragédia de Brumadinho - a maldição das minas no Brasil: entre o medo do desemprego e o fantasma da impunidade”. Disponível em https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/04/politica/1556925 352_146651.html

Considerando o texto acima, é correto afirmar que

A

nem empresas privadas nem o poder público podem dar respostas para questões ambientais ocorridas com o rompimento de barragens como a de Brumadinho, pois a mineração é um tipo de atividade econômica que tende a causar acidentes graves, mesmo que todos os cuidados ambientais sejam tomados.

 

B

o acidente foi um choque para a Vale, pois a empresa acabara de corrigir os estragos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em 2015.

 

C

apesar de haver lentidão na recuperação do ambiente atingido pelo desastre ambiental, as consequências não são graves, pois o acidente não trouxe problemas para as pessoas ali residentes.

D

a barragem da Vale que se rompeu em Brumadinho usava o método mais simples e mais barato de armazenamento de rejeitos, por isso, o considerado menos seguro e mais propenso a acidentes.