ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UECE)No cinturo de diversidade biolgica do planet

Geografia | Geografia Humana | Geografia Urbana | Regionalismo brasileiro | Norte
UECE 2019UECE GeografiaTurma ENEM Kuadro

(UECE)

No cinturão de diversidade biológica do planeta – que tornou possível o advento do homem – a Amazônia se destaca pela extraordinária continuidade de suas florestas, pela ordem de grandeza de sua principal rede hidrográfica e pelas sutis variações de seus ecossistemas, em nível regional e de altitude. Trata-se de um gigantesco domínio de terras baixas florestadas, disposto em anfiteatro, enclausurado entre a grande barreira imposta pelas terras cisandinas e pelas bordas dos planaltos Brasileiro e Guianense.
Ab´Saber, Aziz. Os domínios de natureza no Brasil. Potencialidades paisagísticas. São Paulo. Ateliê Editorial. 2003. p. 65.
Considerando o excerto acima e o que se sabe sobre a Amazônia, analise as seguintes afirmações:
I. Enquanto o sul da Amazônia Brasileira é dominado por chuvas de verão entre janeiro e março, o norte da região recebe chuvas maiores durante o verão boreal entre maio e julho.
II. Na Amazônia, os igarapés são cursos d’água de primeira ou segunda ordem, componentes primários de tributação de rios pequenos, médios e grandes.
III. As mudanças climáticas, na região amazônica, que resultaram em climas mais úmidos e menos sazonais foram responsáveis pela geração de novas condições de solo e expansão da floresta.
Está correto o que se afirma em

A

II e III apenas.

 

B

I e III apenas.

C

I, II e III.

 

D

I e II apenas