ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEFS 2013 - Meio do ano)A crise generalizada, no

(UEFS 2013 - Meio do ano) 

A crise generalizada, no século XIV, obrigou as várias categorias sociais a buscar uma resposta. A dos oprimidos do campo e da cidade foram as jacqueries e os levantes urbanos. A da nobreza foram os conflitos dinásticos, que ofereciam a oportunidade de obter novos feudos. Outra resposta, apoiada pela burguesia comercial, baseava-se no fortalecimento do poder dos reis para restabelecer a ordem e abrir novos mercados. Para algumas nações, isso implicava uma política de expansão marítima. (BRAICK; MOTA, 2010, p. 187).


A expansão marítima e comercial do século XV, que representou uma das respostas encontradas para o enfrentamento da crise europeia do século XIV, relaciona-se, também, com
 

A

 a necessidade de superar o controle do Império Bizantino sobre a navegação do mar Mediterrâneo, especialmente nos portos do norte da África. 

B

 a vitória dos reinos cristãos contra os reinos muçulmanos, durante a Guerra dos Cem Anos. C) as incessantes revoltas de escravos, servos e trabalhadores urbanos, denominadas sob o nome geral de “jaqueries” . 

C

 as incessantes revoltas de escravos, servos e trabalhadores urbanos, denominadas sob o nome geral de “jaqueries” . 

D

 a expansão dos árabes em direção do Extremo Oriente e a proibição, por eles estabelecida, ao tráfico de africanos escravizados para o mercado europeu. 

E

o descompasso entre os limites da produção de alimentos e de utensílios, gerados pela economia feudal, e as crescentes demandas do aumento populacional do período.