ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEFS 2013 - Meio do ano)Em 1609, o astrônomo ital

(UEFS 2013 - Meio do ano)

Em 1609, o astrônomo italiano Galileu Galilei apontou pela primeira vez uma luneta para o céu e iniciou a comprovação da teoria de Nicolau Copérnico: a de que não era a Terra que estava no centro do sistema solar, mas o Sol. Iniciava-se uma revolução no pensamento ocidental, então dominado pelos dogmas da Igreja cristã, que adotou a teoria geocêntrica de Aristóteles e de Ptolomeu. Durante o final do Império Romano e a Idade Média, era proibido sustentar qualquer outra ideia que não aquelas apresentadas pela instituição religiosa. Ninguém poderia ousar questionar as bulas papais, e todos que se envolviam na descrição da natureza da Terra ou do firmamento deveriam obedecer às ideias equivocadas de que a vida aqui em baixo era desvinculada do que ocorria nas esferas celestes, movidas eternamente em círculos e sem qualquer mutação na sua história. Mas Galileu fez a revolução nos céus procedendo de uma maneira muito simples: ele simplesmente fez observações. (SILVA FILHO, 2012, p. A2).


Nicolau Copérnico (1473-1548) e Galileu Galilei (1571-1630) destacam-se entre os participantes do Renascimento Científico e da Revolução Científica dos séculos XVI e XVII, respectivamente, por pregarem
 

A

a popularização do conhecimento científico, fazendo-o acessível a todas as classes sociais de sua época.

B

os princípios da observação e da experimentação, superando a preeminência da fé sobre a ciência. 

C

 a obrigatoriedade de aplicação de princípios científicos à produção das obras de arte, na Itália e na península Ibérica. 

D

 a prática da livre expressão das ideias e das descobertas, sendo respeitados pelas instituições políticas e religiosas do seu tempo. 

E

 a concepção da igualdade de direitos de todos perante as leis que orientavam o acesso à educação pública e gratuita.