ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEFS 2013 - Meio do ano)No século XIX, podemos no

(UEFS 2013 - Meio do ano) 

No século XIX, podemos notar claramente os dois sentidos do movimento que até hoje dilacera o pensamento liberal: a permanência do liberalismo conservador, que defende a liberdade, mas não a democracia (ou seja, não é um liberalismo com aspirações igualitárias) e o liberalismo radical, que, além da liberdade, defende a igualdade. (ARANHA; MARTINS, 2001, p. 229).
A inclusão da luta pela igualdade no ideário do liberalismo, dito radical, trouxe, dentre outras consequências,
 

A

a defesa do sufrágio universal, superando as gradações discriminatórias de renda estabelecidas por leis eleitorais conservadoras. 

B

 a concretização de iguais oportunidades e direitos no mercado de trabalho, para homens, mulheres e crianças, nas áreas integrantes da Revolução Industrial. 

C

 o controle da informação, a partir da vigilância sobre a imprensa, como forma de disciplinar as opiniões do povo quanto ao desempenho dos governos. 

D

 o estabelecimento da igualdade de direitos entre ex-escravos e homens livres, nas sociedades escravistas da América, no século XIX.

E

a inclusão dos direitos de igualdade perante a lei, nos países de regime republicano, excluindo os países de governos monárquicos.