ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEFS 2013 - Meio do ano)Um dia, os jornais da Eur

(UEFS 2013 - Meio do ano) 

Um dia, os jornais da Europa inteira estamparam o nome de Olga Benário depois que ela, ousada, liderou um comando que libertou espetacularmente o namorado comunista da prisão. Linda, inteligentíssima, capaz das maiores aventuras. Foragida da polícia [alemã],  foi para a URSS. [...] Um dia, em Moscou, recebeu do Comiterm (a Terceira Internacional) a missão de escoltar um revolucionário latino-americano que lideraria a revolução antifascista em seu país. [...] era Luís Carlos Prestes. [...] Prestes era baixo, franzino, feinho. Mas se ele não tinha muitos atributos físicos, certamente possuía outras qualidades, porque aquela mulher fascinante se apaixonou por Prestes. E foi correspondida. Uma história de amor. Quase como no cinema. (SCHMIDT, 2005, p. 563).

O trágico final da história de Olga Benário Prestes, enviada pela ditadura Vargas para Alemanha hitlerista e lá executada em câmara de gás, sintetiza a atuação de forças políticas antagônicas durante a ditadura do Estado Novo, no Brasil, representadas
 

A

 pela Aliança Nacional Libertadora, de caráter trabalhista, e pela Ação Integralista Brasileira, de caráter fortemente socialista.
 

B

 pelo nascimento do Movimento Negro Unificado, que promoveu o Primeiro Congresso Afro-brasileiro, combatido pelos membros do Partido Republicano Paulista.
 

C

pela política antinacionalista de Getúlio Vargas, apoiada pelo empresariado rural e urbano do Sudeste do Brasil

D

pelo sindicalismo pelego, apoiado pelos comunistas e pela política de amparo ao trabalhador, expressa na CLT.
 

E

pelo conteúdo nazi-fascista do governo Vargas e pela oposição dos grupos ativistas comunistas.