ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEFS 2014 - Meio do ano)A água captada de rios, l

(UEFS 2014 - Meio do ano) A água captada de rios, lagos ou reservatórios pode conter poluentes, a exemplo de pesticidas e efluentes industriais, além de micro-organismos nocivos à saúde. Para torná-la potável, é necessária a utilização de uma série de processos físicos e químicos para a retirada de impurezas, desinfecção e controle da acidez, dentre outros, realizados em uma estação de tratamento, antes de essa água ser distribuída para a população.

Considerando-se as informações e os processos de tratamento da água, é correto afirmar:

A

A filtração com carvão, areia e cascalho retém os resíduos de pesticidas e efluentes dissolvidos na água.

B

O cal, formado por óxido de cálcio, CaO(s), ao ser adicionado à água, reage e forma uma base solúvel, que reduz o pH do meio.

C

A adição de cloro, Cl2(g), à água leva à formação do ácido clorídrico, HCl(aq), responsável pela eliminação dos micro-organismos.

D

O flúor é adicionado no final do processo de tratamento sob a forma de íons fluoreto, com o objetivo de eliminar bactérias patogênicas.

E

A decantação de partículas em suspensão é acelerada pelo hidróxido de alumínio formado na reação entre o sulfato de alumínio e o hidróxido de cálcio, acrescentados ao meio aquoso.