ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEFS 2014 - Meio do ano)Segundo pesquisadores, a

(UEFS 2014 - Meio do ano) Segundo pesquisadores, a composição química da atmosfera da Terra se modificou ao longo do tempo, o que permitiu o surgimento da vida. Em uma das experiências que simulavam as condições supostamente existentes na Terra primitiva, Miller construiu um simulador formado por tubos, condensador e balões interligados, em que colocou uma mistura dos gases metano, amônia, hidrogênio e vapor de água, que foi submetida a fortes descargas elétricas, durante alguns dias.

O resultado observado, nesse experimento, foi o aparecimento de um líquido contendo várias substâncias, dentre elas os aminoácidos glicina e alanina, além de outras substâncias orgânicas mais simples. (Jr. Santos, 2014, p. 65).

 

Considerando-se as informações do texto, as estruturas e as propriedades das substâncias químicas, é correto afirmar:

A

O aumento da temperatura no ambiente reacional favoreceu a transformação do vapor de água em água líquida.

B

O nitrogênio, N2(g), é um gás reativo e oxidante devido à ligação tripla existente entre os átomos que formam a molécula.

C

O metano, CH4(g), presente na atmosfera primitiva, é constituído por moléculas que apresentam geometria piramidal.

D

A estrutura química dos aminoácidos glicina e alanina é constituída por átomos de carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio.

E

A amônia, quando no estado líquido, NH3(l), apresenta suas moléculas unidas por interações dipolo instantâneo — dipolo induzido.