ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Uenp 2010) Considere as alternativas abaixo e ass

(Uenp 2010) Considere as alternativas abaixo e assinale a única que não pode ser considerada como causa do surgimento da filosofia na Grécia Clássica.

A

A filosofia pode ser considerada um “milagre grego”, sem ter qualquer relação com as circunstâncias históricas específicas da civilização helênica, surgiu como desdobramento espontâneo de suas formas de vida, devendo-se unicamente a genialidade do espírito grego.

B

Os poemas homéricos embora ricos em imaginação apenas raramente caem na descrição do monstruoso e do disforme, o que é raro entre as manifestações artísticas dos povos antigos, isso indica, que já na literatura homérica há uma preocupação com a harmonia, a proporção, o limite e a medida, categorias fundamentais para o desenvolvimento da filosofia, principalmente da ontologia.

C

O orfismo, que era uma espécie de religião privada, praticada pelos gregos, acreditava na imortalidade da alma, além disso, a religião órfica rompia com o naturalismo, e era difundida sem dogmas ou de custódios dos dogmas, deixando ampla liberdade para o pensamento filosófico.

D

O surgimento da polis, principalmente o desenvolvimento da ideia de lei e de justiça como expressão da vontade coletiva publica (democracia), e o consequente rompimento com modelos teocráticos de organização do Estado, privilegiando o espaço publico e o debate coletivo de ideias, é fator fundamental para o surgimento da filosofia entre os gregos.

E

Os gregos desenvolveram de forma considerável o pensamento cientifico na antiguidade clássica, por exemplo: transformaram em matemática os expedientes práticos para medir, contar e calcular; transformaram em astronomia aquilo que era pratica de adivinhação e previsão do futuro; transformaram em medicina as práticas misteriosas de grupos religiosos relacionadas com o conhecimento das causas e das curas das doenças.