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VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Uenp 2010) Os bens têm sido divididos em três cla

(Uenp 2010)

      Os bens têm sido divididos em três classes: alguns foram descritos como exteriores, e outros como relativos à alma ou ao corpo. Consideramos os bens que se relacionam com a alma como bens no mais próprio e verdadeiro sentido do termo, e como tais classificamos as ações e atividades psíquicas. Nosso parecer deve ser correto, pelo menos segundo essa antiga opinião, com a qual concordam muitos filósofos. Também é correto pelo fato de identificarmos o fim com certas ações e atividades, pois desse modo ele se inclui entre os bens da alma, e não entre os bens exteriores. Outra crença que se harmoniza com a nossa concepção é a de que o homem feliz vive bem e age bem, visto que definimos a felicidade como uma espécie de boa vida e boa ação. Além disso, todas as características que se costuma buscar na felicidade também parecem incluir-se na nossa definição. Com efeito, algumas pessoas identificam a felicidade com a virtude, outras com a sabedoria prática, outras com uma espécie de sabedoria filosófica, e outras, ainda, a identificam com tudo isso, ou uma delas, acompanhadas do prazer, ou sem que lhe falte o prazer, e finalmente outras incluem a prosperidade exterior.

Aristóteles, Ética a Nicômaco. Disponível em: http://filosofiauerj.files.wordpress.com/2007/05/etica-a-nicomaco-aristoteles.pdf, p.10.

Sobre a concepção Aristotélica de felicidade, assinale a alternativa correta.

A
A felicidade não pode ser considerada como um bem absoluto, finalidade e objeto da ação.
B
A felicidade é um efeito da vida virtuosa, mas não deve ser considerada como atividade conforme a virtude. 
C
Aristóteles afirma que a felicidade, por ser absoluta, prescinde de todos os outros bens. 
D
A virtude ou o vício não estão associados à conquista da felicidade. 
E
A felicidade necessita de bens exteriores, pois é impossível, ou pelo menos não é fácil, praticar ações nobres sem os devidos meios, alguns devem necessariamente estar presentes como condições prévias da felicidade, e outros são naturalmente coadjuvantes e úteis como instrumentos.