ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UENP - 2010)Uma preocupao comum dos filsofos mode

(UENP - 2010)

Uma preocupação comum dos filósofos modernos era com o método. Eles partiam de um senso comum teórico amplamente difundido na filosofia, o de que os homens só erravam porque tomavam o caminho errado. Qualquer um que se utilizasse do método adequado teria condições de chegar ao conhecimento da verdade. Sobre o tema do método é correto dizer que:

A

Descartes era indutivista tendo em vista que seu método consistia em partir das informações obtidas pela experiência para a construção de verdades mais gerais, a partir de um processo de abstração.

B

Bacon era racionalista e considerava que as verdades eram eternas e imutáveis, sendo que o seu conhecimento independe da experiência ou dos sentidos. Sua proposta metodológica se aproximava muito do platonismo tardio do final do renascimento.

C

Spinoza era empirista, e seu método prescindia de qualquer interferência da razão, sendo que a verdade pode ser encontrada nos próprios objetos a partir da intervenção percuriente da experiência.

D

Descartes no Discurso do Método desenvolve uma metodologia analítica. De acordo com o filósofo, era preciso que a partir de um critério de verdade, se partisse para a análise (decomposição) dos problemas, para poder solucioná-los, havendo necessidade de uma síntese (recomposição) e uma revisão final do processo.

E

J. Locke, como Descartes, era racionalista, e desvalorizava o papel da experiência na busca do conhecimento verdadeiro das causas e das essências das coisas.