Gabarito UFMG - Provas Anteriores

ITA
ITA
IME
IME
ENEM
ENEM
FUVEST
FUVEST
UNICAMP
UNICAMP
UNESP
UNESP
ESPCEX
ESPCEX
AFA
AFA
Questão
2014História

(UFMG 2014 - Modificada) Leia este texto: Antes, Napoleão havia levado o Grande Exército à conquista da Europa. Se nada sobrou do Império continental que ele sonhou fundar, todavia ele aniquilou o Antigo Regime, por toda parte onde encontrou tempo para fazê-lo; por isso também seu reinado prolongou a Revolução, ele foi o soldado desta, como seus inimigos jamais cessaram de proclamar. (LEFBVRE, Georges. A Revolução Francesa. São Paulo: IBRASA, 1966. p 573.) Tendo em vista a expansão dos ideais revolucionários proporcionada pelas guerras conduzidas por Bonaparte, é CORRETO afirmar que:

Questão 1
2010Física

(UFMG - 2010) ngela e Tnia inciam, juntas, um passeio de bicicleta em torno de uma algoa. Neste grfico, est registrada a distncia que cada uma delas percorre, em funo do tempo: Aps 30 minutos do incio do percurso, Tnia avisa a ngela, por telefone, que acaba de passar pela igreja. Com base nessas informaes, so feitas duas observaes: I - ngela passa pela igreja 10 minutos aps o telefonema de Tnia II - Quando ngela passa pela igreja, Tnia est 4 km sua frente. Considerando-se a situao descrita, CORRETO afirma que:

Questão
2010Geografia

(Ufmg 2010) Leia este trecho: E as mariposas e os cupins de asas vinham voar ao redor da lamparina... Círculo rodeando a lua cheia, sem se encostar... E começaram os cantos. Primeiro, os sapos: Sapo na seca coaxando, chuva beirando, mãe Quitéria!... Apareceu uma jia na horta, e pererecas dentro de casa, pelas paredes... E os escorpiões e as minhocas pulavam no terreiro, perseguidos pela correição das lava-pés, em préstitos atarefados e compridos... No céu sul, houve nuvens maiores, mais escuras. Aí, o peixe-frito pegou a cantar de noite. A casca da lua, de bico para baixo, despejando... Um vento frio, no fim do calor do dia... Na orilha do atoleiro, a saracura fêmea gritou, pedindo três potes, três potes, três potes para apanhar água... Choveu. ROSA, João Guimarães. Sagarana. 27. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1983. p. 344. A partir da leitura e interpretação desse trecho, é INCORRETO afirmar que

Questão
2010História

(Ufmg 2010) Analise estas duas imagens: Relacionando-se essas imagens à crise da ordem imperial brasileira, é CORRETO afirmar que elas expressam

Questão
2010Biologia

(UFMG 2010) Em 2009, comemoram-se cem anos da descoberta da doença de Chagas, ocorrida em Lassance/MG. Hoje, em decorrência da adoção de uma série de medidas, essa doença está controlada no Brasil. É CORRETO afirmar que, nessa série de medidas adotadas, NÃO se inclui:

Questão
2010Química

(UFMG/2010) Na realização de um experimento, dois frascos foram colocados no interior de uma campânula hermeticamente fechada, como mostrado na figura: Durante todo o experimento, a temperatura, no interior da campânula, foi mantida constante. Um dos frascos continha uma solução de NaOH(aq) e o outro, uma solução de Na2CO3(aq). Ambas as soluções apresentavam a mesma concentração inicial de 1,25 mol/L. Começado o experimento, observaram-se alterações no volume dos frascos, que cessaram após alguns dias. Após cessarem essas alterações, uma análise da solução de NaOH indicou que sua concentração havia aumentado para 1,50 mol/L. Analise este gráfico, em que está representada a variação da pressão do vapor em função da concentração das duas soluções usadas: a) Indique a concentração da solução de Na2CO3 que se encontra em equilíbrio com a solução de NaOH. b) Indique a solução Na2CO3(aq) ou NaOH(aq) que apresenta maior variação da pressão de vapor em decorrência da variação de concentração observada.

Questão
2010Português

(Ufmg 2010) Um dos recursos utilizados pelo padre Antônio Vieira em seus sermões consiste na agudeza maneira de conduzir o pensamento que aproxima objetos e/ou ideias distantes, diferentes, por meio de um discurso artificioso, que se costuma chamar de discurso engenhoso. Assinale a alternativa em que, no trecho transcrito do Sermão da Sexagésima, o autor utiliza esse recurso.

Questão
2010Matemática

(UFMG 2010) Os pontos A = (0, 3), B = (4, 0) e C = (a, b) são vértices de um triângulo equilátero no plano cartesiano. Considerando-se essa situação, é CORRETO afirmar que

Questão
2010Biologia

(UFMG 2010) O fungo Penicillium, por causar apodrecimento de laranjas, acarreta prejuízos pós-colheita. Nesse caso, o controle biológico pode ser feito utilizando-se a levedura Saccharomycopsis, que mata esse fungo, após perfurar sua parede e absorver seus nutrientes. É CORRETO afirmar que esse tipo de interação é conhecido como:

Questão
2010Matemática

(Ufmg 2010) Considere a função f(x) = x | 1 - x |. Assinale a alternativa em que o gráfico dessa função está CORRETO

Questão
2010Física

(UFMG 2010) Na Figura I, estão representados os pulsos P e Q, que estão se propagando em uma corda e se aproximam um do outro com velocidades de mesmo módulo. Na Figura II, está representado o pulso P, em um instante t, posterior, caso ele estivesse se propagando sozinho. A partir da análise dessas informações, assinale a alternativa em que a forma da corda no instante t está CORRETAMENTE representada.

Questão
2009Matemática

(UFMG2009) No período de um ano, certa aplicaçãofinanceira obteve um rendimento de 26%. No mesmoperíodo, porém, ocorreu uma inflação de 20%. Então,é correto que o rendimento efetivo da referidaaplicação foi de

Questão
2009Geografia

(Ufmg 2009) Analise este mapa: A partir da análise desse mapa e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é incorreto afirmar que:

Questão
2009Biologia

(UFMG 2009) Se ingerirem alimentos contaminados por fezes de gatos portadores do Toxoplasma gondii, as mulheres grávidas podem transmitir esse agente ao filho. Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é incorreto afirmar que a toxoplasmose assim transmitida se inclui no grupo das doenças:  

Questão
2009Matemática

(Ufmg 2009) Numa calculadora científica, ao se digitar um número positivo qualquer e, emseguida, se apertar a tecla log, aparece, no visor, o logaritmo decimal do número inicialmentedigitado. Digita-se o número 10.000 nessa calculadora e, logo após, aperta-se, N vezes, a tecla log, atéaparecer um número negativo no visor. Então, é correto afirmar que o número N é igual a:

NOVIDADES
Kuadro