Gabarito UFSM - Provas Anteriores

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Questão
2015Biologia

(UFSM 2015) Uma alimentação com deficiência de vitaminas ou de minerais pode influenciar todas as etapas do processo reprodutivo. Seguem alguns exemplos que não podem faltar na dieta. Vitamina A: regula a síntese de progesterona e, durante a gestação, previne a imunodeficiência da mãe e do bebê. Vitamina C: é um potente antioxidante que protege os óvulos e espermatozoides. Vitamina D: influencia a formação do endométrio. Considerando os eventos envolvidos na reprodução humana, os segmentos sublinhados relacionam-se, respectivamente, com o(a)

Questão
2015Filosofia

(Ufsm 2015) Revoltas e movimentos sociais, como os ocorridos recentemente no Brasil, estão frequentemente envolvidos no aperfeiçoamento da vida social e podem ter papel adaptativo. Na história da filosofia política moderna, alguns filósofos conceberam seres humanos como átomos individuais movidos por apetites ou desejos guiados pelo prazer e dor, sendo o apetite fundamental do homem a autopreservação. Numa situação de escassez de bens, com pessoas guiadas exclusivamente por desejos antecipadores de prazer e voltados à autopreservação, haverá, inevitavelmente, conflito social. Que alternativa(s) racional(is) soluciona(m) o conflito? I. Uso da força e violência. II. Uso da ideologia e controle da informação. III. Acordo e deliberação coletiva. IV. Apelo à tradição e costume. Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)

Questão
2015Filosofia

(Ufsm 2015) A necessidade de conviver em grupo fez o homem desenvolver estratégias adaptativas diversas. Darwin, num estudo sobre a evolução e as emoções, mostrou que o reconhecimento de emoções primárias, como raiva e medo, teve um papel central na sobrevivência. Estudos antigos e recentes têm mostrado que a moralidade ou comportamento moral está associado a outros tipos de emoções, como a vergonha, a culpa, a compaixão e a empatia. Há, no entanto, teorias éticas que afirmam que as ações boas devem ser motivadas exclusivamente pelo dever e não por impulsos ou emoções. Essa teoria é a ética

Questão
2015Português

(Ufsm 2015) Observe o fragmento a seguir, extraído do romance Nove noites (2006), de Bernardo Carvalho. O Xingu, em todo o caso, ficou guardado na minha memória como a imagem do inferno. Não entendia o que dera na cabeça dos índios para se instalarem lá, [...]. Não pensei mais no assunto até o antropologo que por fim me levou aos Krahô, em agosto de 2001, me esclarecer: Veja o Xingu. Por que os índios estão lá? Porque foram sendo empurrados, encurralados, foram fugindo até se estabelecerem no lugar mais inóspito e inacessível, o mais terrível para a sua sobrevivência, e ao mesmo tempo sua última e única condição. O Xingu foi o que lhes restou. Fonte: CARVALHO, Bernardo. Nove noites. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. p.64-65. A partir do exposto, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão
2015Biologia

(UFSM 2015) Cada povo possui um tipo de culinária, um modo de preparar seus alimentos, como se fossem sinais culturais transmitidos por meio do paladar, da visão e do olfato. Por exemplo, no Brasil, os europeus foram os responsáveis pela introdução do sal, do açúcar e de diferentes especiarias, variando ainda mais o doce, o salgado, o azedo e o amargo do cardápio brasileiro. Sobre esses sabores, é correto afirmar que sua percepção é I. captada na língua e direcionada ao cérebro. II. transmitida ao cérebro através dos neurônios. III. reconhecida na região do sistema nervoso periférico. IV. uma mistura de sensações do olfato e do paladar. Estão corretas

Questão
2015Português

(UFSM/2015) Os hábitos alimentares estão entre os principais traços culturais de um povo. Era de se esperar, portanto, que houvesse alguma menção sobre o assunto no primeiro contato entre os portugueses e os nativos, conforme relatado na Carta de Pero Vaz de Caminha. De fato, Caminha escreve a respeito da reação de dois jovens nativos que foram ate a caravela de Cabral e que experimentaram alimentos oferecidos pelos portugueses: Deram-lhe[s] de comer: pão e peixe cozido, confeitos, bolos, mel e figos passados. Não quiseram comer quase nada de tudo aquilo. E se provavam alguma coisa, logo a cuspiam com nojo. Trouxeram-lhes vinho numa taça, mas apenas haviam provado o sabor, imediatamente demonstraram não gostar e não mais quiseram. Trouxeram-lhes água num jarro. Não beberam. Apenas bochechavam, lavando as bocas, e logo lançavam fora. Fonte: CASTRO, Silvio (org.) A carta de Pero Vaz de Caminha. Porto Alegre: LPM, 2003, p. 93. A partir da leitura do fragmento, são feitas as seguintes afirmativas: I. No fragmento, ao dar destaque as reações dos nativos frente à comida e a bebida oferecidas, Caminha registra o comportamento diferenciado deles quanto aos itens básicos da alimentação de um europeu. II. No fragmento, percebe-se a antipatia de Caminha pelos nativos, o que se confirma na leitura do restante da carta quanto a outros aspectos dos indígenas, como sua aparência física. III. O predomínio de verbos de ação, numa sequência de eventos interligados cronologicamente, confere um teor narrativo ao texto. Está(ão) correta(s):

Questão
2015Filosofia

(Ufsm 2015) O conhecimento é uma ferramenta essencial para a sobrevivência humana. Os principais filósofos modernos argumentaram que nosso conhecimento do mundo seria muito limitado se não pudéssemos ultrapassar as informações que a percepção sensível oferece. No período moderno, qual processo cognitivo foi ressaltado como fundamental, pois permitia obter conhecimento direto, novo e capaz de antecipar acontecimentos do mundo físico e também do comportamento social?

Questão
2015História

(Ufsm 2015) Do ponto de vista histórico, o tempo ou a contagem dele é uma invenção humana. Conforme suas necessidades, a maior parte das civilizações construiu um calendário a partir de um acontecimento tido como fundamental em suas culturas. Antes da invenção dos relógios mecânicos e digitais, dos celulares e computadores, nossos ancestrais usavam formas diversas para medir a passagem do tempo, com mais ou menos precisão. Considerando essas formas, coloque verdadeira (V) ou falsa (F) nas alternativas usadas por nossos ancestrais. ( ) apitos dos trens, floração das árvores e mudanças na temperatura ( ) relógios solares, erupções na pele dos animais e posição das estrelas ( ) incidência de luz, queda das folhas das árvores e ciclos agrícolas A sequência correta é

Questão
2015Geografia

(Ufsm 2015) Observe o mapa: Os termos emigração, imigração e migração têm significados distintos. Emigração é o movimento de saída de população. Imigração é o movimento de chegada de população. Migração é o termo genérico para qualquer deslocamento populacional. Fonte: TAMDJIAN, J.O.; MENDES, I.L. Geografia Geral e do Brasil: estudos para a compreensão do espaço - ensino médio. São Paulo: FTD, 2005. p.96. Com base no mapa e em seus conhecimentos sobre migrações, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmativa a seguir. ( ) O modelo econômico brasileiro praticado entre as décadas de 1970 1980 induziu a população a migrar para regiões cujo meio ambiente estava preservado, o qual agora sofre um grave processo de devastação. ( ) Os fluxos migratórios para o interior do território brasileiro são uma comprovação cada vez mais intensa da presença de atividades econômicas, como, por exemplo, a pecuária e a agricultura em regiões antes íntegras, como o domínio dos Cerrados e o da Amazônia. ( ) As migrações indicam a inserção de diversas regiões na lógica econômica brasileira como um sintoma de amadurecimento político e econômico do país. ( ) A ocupação do território brasileiro é muito irregular, e essa distribuição mantém uma relação direta com a dispersão das atividades econômicas pelo território. A sequência correta é

Questão
2015Filosofia

(Ufsm 2015) Há muitas razões para valorizar a ciência. A importância de prever e explicar fenômenos naturais e facilitar nosso controle de ambientes hostis, facilitando nossa adaptação, é uma delas. Em função do sucesso que a ciência tem em explicar muitos fenômenos, a maioria das pessoas não diretamente envolvidas com atividades científicas tende a pensar que uma teoria científica é um conjunto de leis verdadeiras e infalíveis sobre o mundo natural. Mudanças teóricas radicais na história da ciência (como a substituição de um modelo geocêntrico por um modelo heliocêntrico de explicação do movimento planetário) levaram filósofos a suspeitar dessa imagem das teorias científicas. A teoria da ciência do físico efilósofo austríaco Karl Popper se caracterizou por sustentar que as leis científicas possuem um caráter I. hipotético e provisório. II. assistemático e irracional. III. matemático e formal. IV. contraditório e tautológico. É/São verdadeira(s) a(s) assertiva(s)

Questão
2015Química

(Ufsm 2015) Observe a figura: A pilha seca comum, utilizada em rdios, lanternas e brinquedos eletrnicos, uma adaptao da pilha de Leclanch e utiliza, como meio eletroltico, uma pasta umedecida contendo sais, como o cloreto de amnio e o cloreto de zinco. As semirreaes para essa pilha so: ZnCℓ2 (aq) + 2e- Zn(s) + 2 Cℓ- (aq) E = -0,76 V NH4Cℓ (aq) + MnO2 (s) + 1e- 1/2 Mn2O3 (s) + 1/2 H2O (ℓ) + NH3 (aq) + Cℓ- (aq) E= 0,74 V Ento possvel afirmar: I. O Zn se reduz e o Mn se oxida. II. A diferena de potencial da pilha de 1,5V. III. A reao global que ocorre na pilha : 2 MnO2 (s) + 2 NH4Cℓ (aq) + Zn (s) Mn2O3 (s) + H2O (ℓ) + 2 NH3 (aq) + ZnCℓ2 (aq) IV. medida que a pilha vai sendo consumida (gasta), h aumento nas massas de dixido de mangans e gua. Esto corretas

Questão
2015Português

(Ufsm 2015) Os hábitos alimentares estão entre os principais traços culturais de um povo. Era de se esperar, portanto, que houvesse alguma menção sobre o assunto no primeiro contato entre os portugueses e os nativos, conforme relatado na Carta de Pero Vaz de Caminha. De fato, Caminha escreve a respeito da reação de dois jovens nativos que foram ate a caravela de Cabral e que experimentaram alimentos oferecidos pelos portugueses: Deram-lhe[s] de comer: pão e peixe cozido, confeitos, bolos, mel e figos passados. Não quiseram comer quase nada de tudo aquilo. E se provavam alguma coisa, logo a cuspiam com nojo. Trouxeram-lhes vinho numa taça, mas apenas haviam provado o sabor, imediatamente demonstraram não gostar e não mais quiseram. Trouxeram-lhes água num jarro. Não beberam. Apenas bochechavam, lavando as bocas, e logo lançavam fora. Fonte: CASTRO, Silvio (org.) A carta de Pero Vaz de Caminha. Porto Alegre: LPM, 2003, p. 93. A partir da leitura do fragmento, são feitas as seguintes afirmativas: I. No fragmento, ao dar destaque as reações dos nativos frente à comida e a bebida oferecidas, Caminha registra o comportamento diferenciado deles quanto aos itens básicos da alimentação de um europeu. II. No fragmento, percebe-se a antipatia de Caminha pelos nativos, o que se confirma na leitura do restante da carta quanto a outros aspectos dos indígenas, como sua aparência física. III. O predomínio de verbos de ação, numa sequência de eventos interligados cronologicamente, confere um teor narrativo ao texto. Está(ão) correta(s)

Questão
2015Geografia

(Ufsm 2015) Observe a figura: Marque a resposta correta.

Questão
2015Português

(Ufsm - 2015) TEXTO 1 Um dos primeiros registros de que as salinas naturais do Nordeste brasileiro chamaram a ateno dos portugueses o 5relato de 1um capito-mor, 3Pero Coelho, em 1627. Derrotado por piratas franceses numa batalha na serra de Ibiapaba, no Cear, Coelho recuou suas foras para o litoral e encontrou na regio onde se localiza hoje o Municpio de Areia Branca extenses de sal suficientes para abarrotar muitos navios. Em 1641, 4Gedeo Morritz, 2o chefe da guarnio batava no Cear, chegou s mesmas salinas; a partir da, os holandeses, que em seus primeiros anos no Nordeste importavam sal, trazido pelos navios da Companhia das ndias Ocidentais, iniciaram a 6extrao do mineral. O sal do Rio Grande do Norte s comeou a ser comercializado em outras provncias a partir de 1808, com a suspenso das proibies por D. Joo VI. Fonte: O sal na histria. Disponvel em: http://www.norsal.com.br/o_sal/historia.html. Acesso em: 01 ago. 2014. (adaptado) TEXTO 2 na terra do Tio Sam que fica uma das regies mais ricas do mundo nesse mineral. Salt Lake City, 8capital do Estado de Utah, est beira de um dos maiores lagos salgados do planeta. Sorte dos americanos, que precisam do sal para muito mais do que temperar guloseimas. Menos de 10 % do sal que os Estados Unidos produzem de mesa, alis. A grande fatia 7cerca de 50 % serve para derreter a neve das estradas no inverno. Fonte: PAIVA, U.; PENNA, M. Imprio do sal. Superinteressante. Disponvel em: http://super.abril.com.br/ciencia/imperio-sal-443351.shtml. Publicado em set. 2012. Com relao ao uso de recursos lingusticos nos textos, assinale V (verdadeira) ou F (falsa) na(s) afirmativa(s) a seguir. ( ) No texto 1, tanto um capito-mor (ref. 1) quanto o chefe da guarnio batava no Cear (ref. 2) funcionam como apostos que especificam os cargos ocupados, respectivamente, por Pero Coelho (ref. 3) e Gedeo Morritz (ref. 4), ambos sujeitos nas oraes. ( ) No texto 1, em relato de um capito-mor (ref. 5) e extrao do mineral (ref. 6), um capito-mor e mineral so representados como agentes no contexto. ( ) No texto 2, os travesses que intercalam cerca de (ref. 7) poderiam ser substitudos por vrgulas, sem infrao a norma-padro, considerando-se a mesma razo por que capital do Estado de Utah (ref. 8) aparece entre vrgulas. A sequncia correta

Questão
2015Matemática

(Ufsm 2015) Para avaliar as vendas em 2013, o setor de planejamento de uma empresa utilizou a função polinomial N(t) = t3 21t2 + 126t + 304em que N representa o número de tablets vendidos no mês t, com t=1 correspondendo a janeiro, t=2 correspondendo a fevereiro e assim por diante. De acordo com os dados, o número de tablets vendidos foi igual a 480, nos meses de

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