ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(FUVEST - 2005 - 1 FASE)Texto para as questes- Ass

(FUVEST - 2005 - 1 FASE) Texto para as questões

“- Assim, pois, o sacristão da Sé, um dia, ajudando a missa, viu entrar a dama, que devia ser sua colaboradora na vida de D. Plácida. Viu-a outros dias, durante semanas inteiras, gostou, disse-lhe alguma graça, pisou-lhe o pé, ao acender os altares, nos dias de festa.

Ela gostou dele, acercaram-se, amaram-se.

Dessa conjunção de luxúrias vadias brotou D. Plácida. É de crer que D. Plácida não falasse ainda quando nasceu, mas se falasse podia dizer aos autores de seus dias:

- Aqui estou. Para que me chamastes? E o sacristão e a sacristã naturalmente lhe responderiam:

- Chamamos-te para queimar os dedos nos tachos, os olhos na costura, comer mal, ou não comer, andar de um lado para outro, na faina, adoecendo e sarando, com o fim de tornar a adoecer e sarar outra vez, triste agora, logo desesperada, amanhã resignada, mas sempre com as mãos no tacho e os olhos na costura, até acabar um dia na lama ou no hospital; foi para isso que te chamamos, num momento de simpatia".

(Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas)

________________________________________________________________________________________________________________________________________

A palavra assinalada no trecho “que devia ser sua colaboradora na vida de Dona Plácida” mantém uma relação sinonímica com a palavra dia(s) em:

A

"um dia, (...), viu entrar a dama". 

B

"Viu-a outros dias". 

C

"ao acender os altares, nos dias de festa".

D

"podia dizer aos autores de seus dias". 

E

"até acabar um dia na lama".