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(FUVEST - 2005 - 1 FASE) Texto para as questões

     

     O filme Cazuza O tempo não pára me deixou numa espécie de

felicidade pensativa. Tento explicar por quê.

     Cazuza mordeu a vida com todos os dentes. A doença e a morte

parecem ter-se vingado de sua paixão exagerada de viver. É impossível

sair da sala de cinema sem se perguntar mais uma vez: o que vale

mais, a preservação de nossas forças, que garantiria uma vida mais

longa, ou a livre procura da máxima intensidade e variedade de

experiências? Digo que a pergunta se apresenta “mais uma vez” porque a

questão é hoje trivial e, ao mesmo tempo, persecutória. (...)

Obedecemos a uma proliferação de regras que são ditadas pelos

progressos da prevenção. Ninguém imagina que comer banha, fumar,

tomar pinga, transar sem camisinha e combinar, sei lá, nitratos com

Viagra seja uma boa idéia. De fato não é. À primeira vista, parece lógico

que concordemos sem hesitação sobre o seguinte: não há ou não

deveria haver prazeres que valham um risco de vida ou, simplesmente,

que valham o risco de encurtar a vida. De que adiantaria um prazer que,

por assim dizer, cortasse o galho sobre o qual estou sentado?

     Os jovens têm uma razão básica para desconfiar de uma moral

prudente e um pouco avara que sugere que escolhamos sempre os

tempos suplementares. É que a morte lhes parece distante, uma coisa

com a qual a gente se preocupará mais tarde, muito mais tarde. Mas

sua vontade de caminhar na corda bamba e sem rede não é apenas a

inconsciência de quem pode esquecer que “o tempo não pára”. É

também (e talvez sobretudo) um questionamento que nos desafia: para

disciplinar a experiência, será que temos outras razões que não sejam

só a decisão de durar um pouco mais?

 

(Contardo Calligaris, Folha de S. Paulo)

Quando o autor pergunta: “para disciplinar a experiência, será que temos outras razões que não sejam só a decisão de durar um pouco mais?”, ele

A

refuta a validade das experiências que sejam vividas sem muita disciplina

B

desconfia da decisão de quem disciplina uma experiência para fazê-la durar mais tempo.

C

considera que prolongar a vida pode ser o único motivo para vivermos com prudência.

D

duvida de que a disciplina de uma experiência nos leve à decisão de prolongarmos a vida

E

questiona a idéia de que a experiência é a melhor base para a tomada de decisões.