ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEFS 2014- Meio do ano)Não à toa, assim Breton de

(UEFS 2014 - Meio do ano) 

Não à toa, assim Breton definiu a si mesmo e a seus correligionários no I Manifesto: “Surrealismo. s.m. Automatismo psíquico puro, por meio do qual alguém se propõe a expressar – verbalmente, utilizando a palavra escrita, ou qualquer outra maneira – o verdadeiro funcionamento do pensamento, na ausência do controle exercido pela razão, livre de qualquer preocupação estética ou moral”.

5 Esta herança antirracionalista é o que alça o surrealismo ao conflito com outras tendências artísticas, como os construtivistas e os formalistas, que floresceram na Europa após a 1ª Grande Guerra. Pela gênese francesa, o surrealismo emparelha-se com similares em proposta, porém não em método e resultado, como o cubismo, fortalecido pela volta dos romantismos francês e alemão. Até compartilhava valores com o simbolismo e a pintura metafísica, mas é especialmente com o viés dessacralizador e emputecido do dadaísmo que sempre conversou mais. António lembra que “o empenho 10 político do surrealismo e dos surrealistas fez-se em torno de questões como a linha antiarte e a tradição revolucionária do movimento dadaísta”. Além do mais, muitos surrealistas se escolaram naquela corrente, inclusive Breton, que rompeu com o dadaísmo apenas em 1922. Ambos promoviam uma crítica severa à racionalidade burguesa e saudavam “O Maravilhoso, o universo fantástico e os domínios do onírico”.


BELLÉ, Junior. Estilhaços de um olhar mágico. Disponível em:<http://www.revistadacultura.com.br/revistadacultura/detalhe/14-05-05/ Estilha%C3%A7os_de_um_olho_m%C3%A1gico.aspx>. Acesso em: 17  maio  2014.  Adaptado.


De acordo com a leitura do texto, que aborda a arte surrealista, por ocasião de seus 90 anos, o principal propósito dessa vanguarda está descrito em

A

O surrealismo, partindo da atitude artística iconoclasta, valoriza a fronteira psíquica espontânea de um mundo que rejeita a razão. 

B

A estética surrealista rejeita qualquer outro conceito estético, ainda que represente a mesma proposta ideológica de atitude antirracionalista. 

C

Esse movimento artístico e literário, que revela a obsessão pela estética baseada no sonho e na loucura, traduz os valores e a racionalidade da burguesia. 

D

A produção surrealista constrói-se a partir de uma crítica severa ao dadaísmo, considerado formalista e construtivista, diante da realidade que representa. 

E

Essa última e grande manifestação da arte moderna, assim como o cubismo, apresenta métodos de desconstrução de objetos e discursos, resultando na fragmentação da realidade e, consequentemente, no irracionalismo.